Governo Lula amplia chances de agenda positiva nas duas casas legislativas. Resultado deve repercutir no campo político e no mercado, para que o novo governo encaminhe as mudanças necessárias

Conforme havia adiantado o jornal O Eco em matérias anteriores, as expectativas para a posse e eleição das mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, se confirmaram na tarde desta quarta-feira (01), quando Arthur César Pereira de Lira (Progressistas-AL) confirmou o favoritismo e foi eleito presidente da Câmara dos Deputados com a maior votação desde a redemocratização: 464 dos 508 votos. Artur Lira foi líder do Progressistas, se candidatou para a presidência da Câmara dos Deputados anteriormente, com o apoio do ex-presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro e agora foi apoiado Luiz Inácio Lula da Silva.

Já no Senado Federal, a preocupação foi maior, com todo o grupo que restou de bolsonaristas e simpatizantes, prometendo acirramento com a Candidatura de Rogério Marinho. Lula e seus Ministros entraram em campo e atuaram decisivamente para que Rodrigo Otavio Soares Pacheco (PSD-MG) fosse reeleito nesta quarta-feira (1) presidente do Senado Federal pelo segundo mandato. No comando do Senado Federal na última legislatura, Pacheco recebeu o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele está no seu primeiro mandato como senador e, anteriormente, havia sido o candidato do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. Pacheco obteve 49 votos e Rogério Simonetti Marinho (PL-RN), apoiado por Bolsonaro, 32. Rodrigo Otavio Soares Pacheco foi eleito senador por Minas Gerais. Nasceu em Porto Velho, capital de Rondônia e é formado em Direito.

Com os resultados definidos, espera-se um bom relacionamento do governo federal com o parlamento, no sentido de aprovação dos projetos de interesse da nova gestão. O embate no Senado fortaleceu Lula, que derrotou mais uma vez a direita radical e de quebra, consolidou forte influencia junto ao presidente da casa. Pacheco demonstrou isso em seu discurso após a vitória, sinalizando para pautar a reforma tributária e outras demandas almejadas por Lula.