Em poucos lugares do planeta o Carnaval é tão celebrado quanto no Brasil – tradição nacional mundialmente reconhecida, atrai turistas de todos os países para ver as cores, o ritmo e a animação nas ruas. Há, no entanto, quem prefira passar o feriado descansando em uma praia deserta ou jogando videogame em casa. Para entender melhor como o brasileiro realmente vai pular o Carnaval, o Groupon realizou uma pesquisa com 1.382 pessoas, em todos os Estados, que trouxe importantes insights sobre o jeitinho brasileiro de aproveitar o Carnaval.
Para 46,1% dos entrevistados, o Carnaval é uma oportunidade para esquecer a rotina e se divertir, mas 42,3% das pessoas afirmaram que também pretendem aproveitar o feriado para descansar e relaxar. Mesmo assim, 57% dos brasileiros devem se envolver em alguma atividade carnavalesca este ano.
“De maneira ampla, os brasileiros consideram o Carnaval uma festa eclética, com atividades para todos os gostos e todos os públicos. Há quem prefira aproveitar a data para conhecer uma nova cidade, um novo restaurante com a família, há quem pretenda participar da folia e há aqueles que usam os dias de folga para viajar e explorar novos destinos”, “É uma ampla gama de oportunidades e programas diferentes, para que cada um possa divertir-se à sua maneira”, completa.
Na Bahia, mais especificamente no interior do sertão, onde as opções são escassas e a realização do carnaval tradicional, está se tornando cada vez mais rara, devido a dificuldades financeiras, poucas são as cidades que em 2015 irão promover a festa.
Apesar das críticas costumeiras de opiniões contrárias, a realização do carnaval, com toda a tradição, blocos nas ruas, bandas e muita diversão representa muito mais que apenas a folia, bebedeira e a esbórnia, como diria os mais conservadores.
Por trás do esforço de prefeituras, gestores, organizadores e incentivadores, em realizar a festa, buscando apoios financeiros externos, inclusive junto aos órgãos competentes como o Ministério do Turismo e a BahiaTursa, está a certeza do aquecimento da economia local, a propagação e crescimento do turismo regional, geração de empregos diretos e indiretos, enfim, o aumento na circulação de recursos tão importantes, que chegam nas mais diversas formas nos setores de comércio e serviços, como postos de combustíveis, hotelaria, lojas de roupas, calçados, restaurantes, lanchonetes, além do comércio ambulante, barraquinhas etc.
As cidades de Paramirim e Rio de Contas, serão sem dúvidas os principais destinos de foliões, turistas nesse período. Ambos os municípios oferecem conforto em hospedagem, paz, segurança, muita animação, tendo ainda o diferencial de parques aquáticos, recantos naturais, muita água fresca, contato direto com a natureza, que garantem não somente folia, mas, uma excelente oportunidade de descanso, aliado ao lazer.