Medidas de prevenção e forte campanha de vacinação fazem a diferença no município que ganha destaque na imprensa estadual.
Mais uma boa notícia para o município de Caturama que integra a Bacia do Paramirim. O destaque desta vez, se dá pelo fato de não haver registro de mortes em consequência do novo coronavírus há mais de três meses, situação privilegiada em relação aos demais municípios da região. Além de Caturama, apenas Nova Itarana e Planaltino, também se encontram na mesma posição, sem registrarem óbitos pela doença há mais de três meses, a notícia ganhou repercussão inclusive nas redes de televisão da Bahia.
Em reportagem recente, o Jornal O Eco, que apontava municípios com experiências exitosas no combate ao novo coronavírus, Caturama já havia sido citada, também pelo cuidado e seriedade com que a gestão municipal, através da Secretaria de Saúde, encara a pandemia, com medidas de prevenção eficazes, decretos austeros, acompanhamento e muita vigilância, para que sejam cumpridos os protocolos. Outro ponto crucial para o sucesso alcançado até o momento, é a campanha exemplar de vacinação contra a COVID-19, que avança a passos largos, segundo o prefeito Dr. Paulo Mendonça, “só não é melhor, pela inconstância na entrega de doses pelo Ministério da Saúde.”Acompanhando cada município desta região desde o início da decretação de pandemia, a reportagem do Grupo O Eco de Comunicação, testemunhou todo o trabalho das barreiras sanitárias realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, medidas preventivas como a distribuição gratuita de máscaras, higienização de locais públicos, orientações diárias, verificação de temperaturas, exigência de distanciamento e uso do álcool em gel, além dos demais cuidados como restrições das atividades comerciais, proibição de aglomerações, enfim, uma verdadeira cruzada de combate a Covid-19, que ainda permanece ativa, com maior foco na imunização dos moradores da cidade e da área rural.
A secretária municipal de Saúde de Caturama Mary Brandão, ressaltou que as medidas preventivas tomadas pelo município desde o início da pandemia, foram determinantes. “Desde a implantação das barreiras sanitárias nas entradas da cidade, com a proibição de circulação em determinados horários, limitamos o deslocamento desnecessário e buscamos cumprir o isolamento. Nos momentos críticos, fechamos estabelecimentos da cidade, locais de eventos, templos religiosos. Com toda doação dos profissionais da saúde, equipes dos agentes de endemias e agentes de saúde, até agora, apesar das perdas, estamos vencendo esta terrível doença”, comemorou.
Mary Brandão evidenciou, também, a importância do planejamento para a eficácia das ações de combate ao coronavírus. “Desde quando foi constatado o primeiro caso, fizemos reunião com toda a equipe de saúde do município para ouvir e chegar a um planejamento, e concluímos que isolar o município seria primordial para o combate ao coronavírus e contamos muito com ajuda e compreensão da população que se conscientizou que todos juntos seríamos mais fortes. Assim também acontece com a vacinação, estamos nos empenhando, mas, a consciência das pessoas em buscarem a vacina tem sido de suma importância para que possamos salvar vidas”, ressaltou.