Apesar de ser um avanço que contou com alguns investimentos do governo, a Unidade exclusiva para tratamento possui 10 leitos e pouca capacidade de acolhimento.
Inaugurada na rua Antônio Neves, S/N, Bairro Malhada Branca em Brumado, a Unidade de Referência para tratamento exclusivo de pacientes da Covid-19. Apesar de possuir leitos e equipamentos paliativos, servirá apenas como centro de triagem estabilização e encaminhamento para outros centros. De acordo com informações colhidas pelo Jornal O Eco, o local funciona no prédio da UPA 24 horas, que estava há anos desativado por falta de recursos para sua estruturação. Lá já existia parte da estrutura que foi adequada e complementada para receber pacientes exclusivos do COVID-19.
Falando à imprensa local, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que o Município montou toda estrutura necessária, com leitos, respiradores e profissionais da saúde, para tratamento dos infectados na cidade e em toda microrregião. No entanto, ainda é muito pouco diante do crescimento da pandemia e de casos que vão se confirmando nos municípios da região. “Fizemos todas as adequações necessárias no prédio. O médico Danilo Menezes está comandando a equipe de saúde da unidade, demos esse start up pioneiramente. Certamente, o governador vai ficar feliz de saber que Brumado foi o primeiro a sair na frente no que diz respeito a botar pra funcionar, efetivamente, esse equipamento”, destacou o prefeito.
Eduardo disse ainda que o centro vai atender cerca de 440 mil pessoas da microrregião, composta por 21 municípios. “O centro é regional, ainda que os recursos que o governo manda não são o que a gente gostaria porque não cobre tudo. O município está assumindo o risco de complementar o recurso, estamos fazendo a nossa parte, a nossa administração jamais foge a sua responsabilidade”, finalizou. Já o governo do estado, publicou informações destoantes quanto a capacidade do Centro. Para Rui Costa a capacidade de atendimento é para aproximadamente 260 mil habitantes de doze municípios da região de Brumado, confirmando que o Centro de Atendimento Covid 19, servirá para acolher, estabilizar e encaminhar pacientes suspeitos de infecção pelo novo coronavírus.
Ainda de acordo com a nota do governo, a antiga UPA da cidade foi reaberta e adaptada para operar com 40 profissionais de saúde, 24 horas, e tem capacidade para atender 200 pacientes por dia. Porém, possui apenas 10 leitos e 2 com respiradores. É boa a intenção, trata-se de mais um suporte diante de tanta dificuldade nesse sertão perante a doença, mas, deverá atender pacientes com sintomas leves, idênticos aos da gripe, como febre, tosse, dor de garganta e falta de ar. Os que tiverem evolução dos agravos vão ser regulados pela Central Integrada de Comando e Controle da Saúde do Estado da Bahia para um dos hospitais de referência.