Saudades, despedidas e a maravilhosa sensação de ter compartilhado momentos inesquecíveis na melhor folia do interior baiano.
Quem teve a oportunidade de estar presente nos cinco dias de folia em Rio de Contas, agitando com as mega atrações do Palco Axé, participando dos magníficos rituais e cortejos que enriquecem os dias e valorizam a cultura local, quem se deliciou com a harmonia das bandas de frevo, marchinhas e todo o saudosismo do Palco Cultural, experimentou as delícias da Villa Gourmet, apreciando a mais encantadora ornamentação, certamente levará consigo muitas histórias de um carnaval onde a alegria reinou, a segurança e o conforto proporcionaram momentos inesquecíveis na melhor folia do interior baiano.
Cerca de 25 mil pessoas por dia, conforme os cálculos da Prefeitura, gente de todas as tribos, de longe e de perto, extravasou animação e muita beleza na terra acolhedora, cidade turística que cativa pela simplicidade do seu povo. A reportagem do jornal/TV O Eco, que cobriu o evento ouviu elogios diversos à organização, estrutura, aconchego, depoimentos de pessoas que têm muita história para contar. Nossos repórteres estiveram nas ruas e ouviram também sobre amores e encontros, de quem aproveitou intensamente a edição 2020 deste que deve foi o maior carnaval de rua da história de Rio de Contas
O Carnaval cujo tema “A alegria se completa aqui”, chegou ao fim, na manhã desta quarta-feira de cinzas, turistas partindo com vontade de ficar, casais no abraço de até logo, cenas que reafirmam a certeza de que ano que vem tem mais. Evento alegre, inclusivo, que valorizou a diversidade, merece destaque também pela descentralização de uma programação que agradou a todos os públicos. Contando com a participação maciça de moradores e visitantes, a festa aqueceu a economia, gerando renda, uma das principais metas da Prefeitura de Rio de Contas, que com o apoio decisivo do Governo do Estado através da BahiaTursa, fez bonito, superando as expectativas. O prefeito Cristiano Azevedo e a primeira dama Mariana Cotrim comemoraram os resultados, afinal, a cidade celebrou o melhor Carnaval da história.
O planejamento antecipado que envolveu diversas Secretarias, órgãos públicos e privados, resultou em uma melhora substancial nas ruas. Houve, por exemplo, uma diminuição no número de ocorrências policiais como furto e lesão corporal, o que prova que a folia na cidade está cada vez mais segura. “Estamos muito felizes com o que vivemos nesses dias de folia. O melhor evento em praça pública do interior da Bahia, com o apoio do Governo através da Bahia Tursa, conseguimos proporcionar alegria e trazer renda, gerar emprego e movimentar a cadeia do turismo, também foi o mais seguro, sustentável e mais organizado de todos os tempos. Conseguimos antecipar soluções e, de maneira integrada, mantivemos o bom funcionamento da cidade, completamente tomada pela alegria do Carnaval”. Comentou Dr. Cristiano. “O que nos dá ainda mais orgulho dessa festa é que, para além da organização, o que vemos nas ruas é a expressão cultural do povo, transformada em uma celebração democrática e plural”. Completou o gestor.
De acordo com os dados de uma pesquisa de satisfação realizada durante o evento, a maioria dos turistas e dos moradores avaliou que o evento superou ou atendeu plenamente suas expectativas, manifestando alta satisfação com a experiência vivida no Carnaval da cidade. Entre os visitantes que declararam ter participado em edições anteriores, 62,9% afirmaram que o evento melhorou e mais de 92,8% têm a intenção de retornar em 2021. Dentre as atrações que se apresentaram nos dois palcos estiveram: Fabinho, Chris Pimenta, Pegada do Gigante, Banda Lordão, DJ Yuri, Batukerê, Banda Leva, Affmaria, Amigos de Rosalino, Sopro da Alegria, Seca Gás, Binho Oliveira, Baile Infantil Show da Alegria, Som de Frevo, Anzinho Play, Ely Pinto, Katê, Vinny Nogueira, Banho de Chuveiro, Novo Kit, A Turma da Bregadeira, Boyzinho, Gang do Samba, Renilson, Bandeira Branca, Afrosamba, Lambasaia, Kiko Cigano, Renan Moreira e Polentinha do Arrocha.