Pancadas isoladas podem ocorrer até quinta-feira (24) em diversos municípios do oeste, sudoeste e sul da Bahia.
De acordo com os meteorologistas, uma série de fatores climáticos provocaram uma área de convergência de nuvens carregadas, que se formaram desde o norte de Minas Gerais, adentrando pelo sudoeste, sul, indo até o oeste da Bahia. A chuva desta terça-feira-feira (22) alivia o calor intenso dos últimos dias no Vale do Paramirim, depois de registrar temperaturas elevadíssimas.
Uma surpresa agradável para todos os sertanejos que vivem nesse pedaço de chão, castigado pela estiagem. Se por um lado foi inesperada, a chuva boa que caiu nos telhados durante toda a madrugada, não chega a ser uma surpresa, pois, esse é o período correto, que segundo os mais experientes, historicamente acontecem as primeiras chuvas no sertão. Apesar das mudanças climáticas, que ao longo do tempo altera o ciclo chuvoso, esta pode ser considerada uma precipitação normal, a “chuva dos umbus”, que deve se estender pelo menos até a próxima quinta-feira (24).
A água que veio dos céus, colaborou não somente para abrandar o calor, como também no combate aos incêndios que já destruíam vegetações nos municípios de Livramento e Rio de Contas. Apesar disso, especialistas alertam que o alívio no calor deve ser passageiro podendo voltar o tempo quente após a passagem da frente fria. A mudança ocorrida, foi devido a uma reconfiguração dessa condição climática, com a entrada da frente chuvosa. “Estávamos nessa condição seca, sem chuvas e a massa veio trazer nesses dois dias chuvas durante o dia e pancadas a noite. Essa reconfiguração derruba um pouco as temperaturas”, explicou o meteorologista do Clima Tempo.
Nuvens bastante carregadas voltaram a se formar também sobre o oeste da Bahia e provocaram fortes pancadas de chuvas. O Instituto Nacional de meteorologia registrou 35 mm em apenas três horas na região de Luís Eduardo, em vários outros locais do oeste e sudoeste da Bahia também ocorreram pancadas esparsas.