Previsões indicam que o final de semana e próximos 10 dias permanecerão chuvosos em todas as cidades da região.
Diante de um cenário fúnebre, com o sertanejo vivenciando o mais difícil período do século, encarando uma pandemia descontrolada que avançou e se instalou em cada canto do planeta, fazendo vítimas fatais e espalhando sofrimento e insegurança com relação ao futuro próximo, pelo menos as chuvas volumosas que voltaram a ocorrer no Vale do Paramirim e em toda a região sudoesta da Bahia, trazem consigo um pouco de alívio aos corações. O mês de fevereiro de 2021 tem sido generoso no que diz respeito às precipitações pluviométricas, por conta de uma sequência de fatores meteorológicos que provocam frentes frias que abastecem reservatórios e fazem brotar vida no sertão.
As chuvas tem contemplado os municípios de Dom Basílio, Livramento, Rio de Contas, cujo açude Brumado já acumula, 80,38% da sua capacidade máxima, armazenando 79.858.197 m³. Do mesmo modo, a Barragem do Zabumbão em Paramirim, alcança níveis elevados e satisfatórios, o que assegura abastecimento e irrigação aos moradores de Paramirim, Caturama, Tanque Novo, Botuporã, parte de Rio do Pires e outras localidades. De acordo com os serviços de meteorologia, os próximos dez dias ainda serão de chuvas em toda região. O site Seagri, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia mostra um cenário positivo.
Oliveira dos Brejinhos foi um dos municípios que recebeu maior quantidade de chuva nos últimos dias, assim como Boquira, Macaúbas, Ibipitanga, Novo Horizonte e Ibitiara, que permanecem com boas perspectivas para o fim de semana. As chuvas de fevereiro estão sendo consideradas tecnicamente elevadas em comparação ao que normalmente cai ao longo do mês. A média de chuva na região nesta época é de 117 milímetros. O total das previsões de chuva acumuladas para o mês, subiu para 250 milímetros. A região de Guanambi acumulou cerca de 51 milímetros em 24 horas, segundo o Inmet, no mesmo período, choveu mais de 50 milímetros sobre Caetité.
Ainda de acordo com informações do Inmet, a chuva aumentou nos últimos dois dias também no oeste da Bahia. A região de Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras acumularam entre 60 e 95 milímetros de chuva nos últimos três dias. No fim de semana, quase toda a Bahia ainda terá muitas nuvens e pancadas de chuva. Pelos cálculos dos meteorologistas, as chuvas que se iniciaram desde janeiro de 2021 estão quase 2 vezes acima da média histórica últimos anos para a região sudoeste do estado.