Apesar de todos nordestinos deste pedaço do sertão, torcerem e até rezarem pela volta das chuvas, que representam vida, oportunidades, fartura riqueza no chão. Após alguns dias afastada da região da Chapada, Serra Geral e Planalto da Conquista, a chuva voltou, iniciando com pancadas esparças, chovendo em alguns pontos no domingo, como em Caturama, Região da Chapada Diamantina até Érico Cardoso.
Na segunda-feira, o tempo fechou pra valer e choveu bem em todo o Vale do Paramirim, alcançando Brumado e até a região de vitória da Conquista e Centro sul da Bahia, onde aconteceu até a queda de um avião bimotor , que devido ao mau tempo, na tarde desta segunda-feira (10), não conseguiu chegar ao seu dstino e caiu na região de Macarani.
Segundo informações da delegacia do município, uma equipe se dirigiu ao local do acidente, próximo à divisa entre a Bahia e Minas Gerais, mas ainda não há informações sobre vítimas.
Sites da região informam que podem haver vítimas fatais no acidente com a aeronave. Informam ainda, que chove muito na região, com a ocorrência de ventos fortes e dados preliminares davam conta da existência de três vítimas fatais.
Apesar de alguns raios e trovões, com pancadas de chuva que duraram cerca de 45 minutos, com intervalos regulares, a região do Vale do Paramirim não registrou ocorrências graves com o tempo chuvoso, o que alegra ainda mais o morador, que torce pela permanência das precipitações, pensando não somente no plantio, como também na recomposição dos níveis de reservatórios em especial as Barragens de Anagé, Rio de Contas, Ceraima e Zabumbão.
Já em Brumado, Guanambi e principalmente Vitória da Conquista, a tarde de segunda-feira (10), foi de tempo fechado e muita chuva. Após dias de calor intenso nestes municípios, a chuva mudou o clima e provocou inclusive alagamentos. Os termômetros que chegaram a marcar mais de 30°C, desceram para um clima mais agradável, apesar de as previsões meteorológicas apontarem que, o tempo continuará instável até o próximo final de semana.
A chuva forte em Vitória da Conquista, alagou várias ruas da cidade, causando transtornos para pedestres e motoristas, que foram pegos de surpresa por fortes enxurradas nas ruas arrastando carros, motos e tudo que encontrava pela frente. De acordo com o Cima Tempo, para essa terça-feira (11), as previsões apontam 60 milímetros de precipitações pluviométricas, a mesma previsão para Brumado, para Paramirim a Previsão é de 15 milímetros, em Macaúbas deve chover 2 mm, em Ibipitanga até Novo Horizonte, as previsões são de chuvas que iniciam com 2 mm nesta terça, devendo aumentar no decorrer dos próximos dias e até sábado as precipitações devem atingir mais de 30 milímetros de chuvas em todo o Vale e Chapada.
Em Caetité, Igaporã e Tanque Novo, as previsões apontam um pouco mais de chuva, porém na média geral, deve chover bem em todas as cidades da região até o final de semana, com a umidade do ar elevada, o que é um bom sinal para a permanência do tempo chuvoso. Isso se confirmando, representa muita água do céu no sertão.