Analisando o que revelou nova pesquisa Genial/Quaest, especialistas estão cada vez mais atentos a uma vitória do petista ainda no primeiro turno.
Analisando os números divulgados na nova pesquisa de intenção de votos, a primeira já registrada no TSE em 2022. Analistas políticos se manifestam no sentido de uma provável vitória do ex-presidente Lula já no primeiro turno das eleições deste ano, pois, ele vence em todos os cenários propostos
A pesquisa Quaest/Genial de intenção de voto para o primeiro turno das eleições presidenciais de 2022, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança com 45% das intenções de voto, contra 23% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Há inclusive conversas de bastidores e postagens de políticos nas redes sociais, de que o presidente Bolsonaro teria desabafado que ‘se mudaria do país’ no caso de uma derrota no 1º turno.
No terceiro lugar, o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) aparece com 9% das intenções de voto, à frente de Ciro Gomes (PDT), com 5%. Completam a lista o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%, e a senadora Simone Tebet (MDB), com 1%. O senador Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe d’Ávila (Novo) aparecem com 0%.
Foram entrevistadas 2 mil pessoas presencialmente nas 27 unidades da Federação entre os dias 6 e 9 de janeiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% (se 100 pesquisas fossem realizadas, 95 apresentariam os mesmos resultados dentro da margem de erro). A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-00075/2022.