1ª Pesquisa AtlasIntel/ A Tarde para o 2º turno, confirma Jerônimo com 10 pontos à frente de ACM Neto

Considerando os votos válidos totais, registrados nas urnas da Bahia no primeiro turno, quando 8.129.868 (91,67%) dos eleitores validaram seus votos, pode-se calcular que, com o novo levantamento do AtlasIntel/Jornal A TARDE, indicando um percentual de 55% para Jerônimo do PT e 45% para ACM Neto do UNIÂO BRASIL, o candidato apoiado por Lula e pelo atual Governador Rui Costa, estaria hoje com mais de 800 mil votos a frente, podendo atingir uma marca histórica de 1 milhão de votos de diferença para o seu concorrente. A pesquisa ouviu eleitores entre os dias 9 e 13 de outubro, em 282 municípios baianos.

Segundo o levantamento estatístico, que está registrado no TSE sob o número BA-05788/2022, possuindo uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%. Nos votos totais, o petista figura com 54%, ao passo que o ex-prefeito de Salvador tem 44,2%, votos brancos e nulos são 0,9% e “não souberam” totalizam 0,8%. Jerônimo Rodrigues (PT), segue na dianteira de ACM Neto (União Brasil), tendência que deve permanecer no segundo turno. Isso é o que apontou o levantamento AtlasIntel/A TARDE, na primeira rodada nesta nova fase das eleições de 2022, quando ouviu 1.620 eleitores.

Nessa pesquisa, foi identificado que dos eleitores de João Roma (PL), 89% disseram que votarão no ex-prefeito de Salvador. Entre os eleitores de Jerônimo, 99% pretendem repetir o voto no segundo turno e o petista ainda “herdou” 84,5% do eleitorado de Kleber Rosa (PSOL). Perguntado se a candidatura de ACM Neto teria alguma sobrevida na segunda rodada de votação entre o eleitorado que se absteve no primeiro turno, o executivo-chefe da AtlasIntel, Andrei Roman, destacou que muito dificilmente isso aconteceria, pois a tendência apontada pelo levantamento é que há uma desidratação da candidatura do ex-prefeito de Salvador e os votos dos que se abstiveram não representariam um valor que pudesse permitir a Neto ultrapassar Jerônimo.

Segmentação:

O postulante ao Palácio de Ondina pelo PT tem 51,6% dos votos masculinos, contra 45,3% de ACM Neto. Já entre as mulheres, 56,2% preferem Jerônimo e 43,2% responderam que votam no ex-prefeito de Salvador no segundo turno. Mesmo vencendo Neto em todos os níveis educacionais, a vantagem de Jerônimo é maior entre os eleitores que têm até o ensino fundamental, onde aparece com 58,1%, frente a 40,9% de Neto. No quesito faixa etária, Jerônimo tem a preferência de 62,7% entre os que têm de 45 a 59 anos, mas quando se olha os de 16 a 24 anos, ACM Neto tem 54,6% e Jerônimo 45,2%. No quesito renda familiar, ACM Neto só vence Jerônimo no grupo que recebe mais que R$ 10 mil. O levantamento AtlasIntel/A TARDE apontou também que o ex-presidente Lula repetirá uma vitória no estado com ampla maioria frente a Bolsonaro. A pesquisa mostra que o petista tem 70,8% dos votos válidos, contra 29,2% do atual presidente.