Celebrando a data pela 1ª vez como feriado nacional, após promulgação da lei 14.759. Objetiva-se combater o racismo e a invisibilidade das pessoas negras nas mais diversas esferas da sociedade. Essa é a busca de entidades e movimentos sociais.

Segundo a definição mais básica, consciência é um sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano vivenciar, experimentar ou compreender aspectos ou a totalidade de sua existência e do mundo em que vive. Neste dia 20 de novembro de 2024, pela primeira vez na história, comemoramos a nível nacional, a data que marca a morte de Zumbi dos Palmares, um dos símbolos nacionais pela resistência à escravidão e enfrentamento ao racismo.

Longe de ser um dia de comemorações, hoje é também um dia de reflexão e luta pela igualdade racial na Bahia, nos dias atuais, ainda enfrentamos desafios para a igualdade racial. O racismo permanece como um dos maiores entraves ao desenvolvimento social e econômico da Bahia e do Brasil. Apesar de avanços em diversos campos, a desigualdade racial ainda se manifesta de forma marcante, impactando a população negra de maneira desproporcional.

Por iniciativa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) foi apresentado um panorama das desigualdades raciais no estado, com base em dados de 2023 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2023, o Brasil contabilizava cerca de 121,7 milhões de negros (pretos e pardos), sendo 11,98 milhões residentes na Bahia, o terceiro maior contingente do país. Na Bahia, 79,5% da população se autodeclarava negra, percentual acima da média nacional de 56,5%. O estado lidera em percentual de pessoas pretas, com 22,8%, seguido por Rio de Janeiro (16,4%), Tocantins (13,4%) e Maranhão (13,1%). Entretanto, esse dado, que reafirma a identidade negra como parte essencial da cultura e história da Bahia, contrasta com os desafios enfrentados por essa população no mercado de trabalho, na educação e no acesso a condições dignas de vida.