Deputado federal Marcelo Nilo (PSB) disse que, apesar das ameaças constantes à democracia brasileira, não há risco de golpe no país

O deputado federal Marcelo Nilo (PSB) disse que, apesar das ameaças constantes à democracia brasileira, não há risco de golpe no país. “Não existe clima para golpe no país. Não existe clima para golpe, porque a sociedade não quer. As instituições não querem. As Forças Armadas não querem. A imprensa não quer. O povo não quer. Não existe o menor clima para golpe”, garantiu, em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia.

O socialista ainda defende o atual sistema eleitoral brasileiro, e ressaltou que nunca soube de fraudes em eleições do país. Ao falar sobre a eleição na Bahia, Nilo reiterou que não descarta a hipótese de migrar para o grupo político liderado pelo ex-prefeito ACM Neto (DEM), mas rasgou elogios ao senador Jaques Wagner (PT). Chamou o petista de “meu líder”.

“Tenho um grupo político que segue minha liderança. São 32 anos aliados dos meus parceiros. A decisão que eu tomar, a maioria esmagadora seguirá. (…) Na realidade, no nosso lado tem mais carlistas do que do lado de lá. O lado de Rui Costa e Wagner hoje tem mais ex-carlistas do que lado do ACM Neto. Se você olhar, são carlistas fortes, poderosos e influentes. Então, esse negócio de carlistas e anticarlista acabou. Porque, do nosso lado, tem mais carlistas do que do lado de lá. Se você olhar, o presidente da Assembleia (Adolfo Menezes), vice-governador (João Leão), senador (Otto Alencar e Angelo Coronel). Não estou fazendo críticas. Estou relatando um fato. A gente tem mais carlistas do que do lado de ACM Neto”, declarou.

Marcelo Nilo disse ainda que no cenário atual, com Bolsonaro, não é toda semana, é todo dia uma ameaça de golpe. Não existe clima para golpe no país, porque a sociedade não quer. As instituições não querem. As Forças Armadas não querem. A imprensa não quer. O povo não quer. Não existe o menor clima para golpe. Nós todos somos contra o golpe, principalmente, um golpe dado pelo um louco. Bolsonaro tem ultrapassado os limites da imaginação quando todos os dias ofende os jornalistas, principalmente, as mulheres, ofende o Supremo, ofende o Tribunal Superior Eleitoral. É um presidente que defende a ditadura, a ameaça. Já ameaçou dizendo que a hora de Alexandre Moraes (ministro do Supremo) está chegando. Ou seja, é um presidente totalmente fora da normalidade democrática.

O deputado disse que não tem a menor dúvida de que o Bolsonaro apenas está arranjando uma desculpa para sua provável derrota. Ele ganhou as eleições com computador. Eu não conheço um vereador, um deputado, um prefeito que diga que foi roubado pelo computador. O computador é confiável (Na verdade, a eleição é feita por meio de urnas eletrônicas, que não são conectadas a nenhum dispositivo da internet. O que assegura maior confiabilidade às urnas).

Marcelo Nilo diz não crer em terceira via no país. “Acho que a polarização vai ser entre Lula e Bolsonaro. E, na Bahia, vai ser entre Jaques Wagner e ACM Neto. Eu não acredito em terceira via. Na Bahia dificilmente teremos terceira via. Eu me lembro de Geddel saiu (como postulante de terceira via) e teve uma votação pequena. Lídice da Mata saiu e teve votação pequena. Polarizou entre Wagner e Paulo Souto, e Rui Costa e Paulo Souto. Não creio em terceira via nem no Brasil nem na Bahia.

ACM Neto deve ter pesquisas. O apoio de Bolsonaro significa puxá-lo para baixo. O Bolsonaro tem 15% na Bahia. O ACM Neto tem entre 35% e 40%. Quem tem 40% não vai dar palanque a quem tem 14%, porque o que ACM Neto precisa é de alguém que não puxe ele para baixo. Bolsonaro, com certeza, puxará. Eu não creio que ACM Neto aceite participar de palanque com Bolsonaro.

Sobre a eleição, Nilo disse que “se fosse uma eleição separada, como é prefeito e vereador, na minha opinião, o ACM Neto seria favorito. Mas, com a eleição de Lula, acho que inverte e o favorito é Jaques Wagner. O Lula é muito forte na Bahia. Quem ajudou muito o Wagner a ganhar de Paulo Souto em 2006 foi Lula. Quem ajudou Rui Costa a ganhar de Paulo Souto foi Lula. Lula é muito forte. Com a candidatura de Lula, e o ACM Neto não tem um candidato a presidente competitivo, eu acho que o Jaques Wagner é favorito”.