Presidente esteve muito a vontade, acompanhado de Janja, interagiu com o povo e reforçou sua força política na Bahia. Lula esteve também em Porto Seguro e Salvador.

O presidente Luís Inácio Lula da Silva, esteve mais uma vez em Salvador para participar do desfile do 2 de Julho, demonstrando muita força política em um de seus principais redutos eleitorais no país. A Bahia sempre deu a Lula boa avaliação e Salvador nunca foi diferente. Ao lado do líder petista, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se fez presente e carregou consigo uma multidão de aliados. Lula e a Bahia é um casamento antigo, e o petista não faz questão de esconder isso, distribuiu acenos e beijos do carro em que desfilava. No desfile deste ano, assim como nos outros, a figura de “popstar” da política marcou mais uma vez a vinda de Lula, que cedeu alguns segundos de seu tempo para posar para fotos com os aliados do grupo.

A “caravana” pela Bahia começou em Porto Seguro e depois passou por Feira de Santana,com anúncios e entregas. Ao todo, a passagem do presidente acarretou na promessa de mais de R$ 6 bilhões em investimentos para o estado em diferentes áreas. Em Salvador, Lula se comprometeu a “nacionalizar o 2 de Julho”, como disse, inclusive, em entrevista exclusiva ao jornal A TARDE. “Estou muito feliz de participar mais uma vez, como presidente da República, das comemorações do 2 de julho. Essa data é o símbolo da luta do povo baiano pela independência, a liberdade e a justiça, um exemplo para todos os brasileiros e brasileiras. A nacionalização da comemoração é uma proposta interessante. Podemos propor no Executivo, mas em articulação com a bancada baiana, porque precisa ser debatida e aprovada pelo Congresso”, disse o presidente.

Jerônimo endossou a importância cívica da data e apontou para o voto consciente da bancada baiana caso o assunto chegue ao Congresso. “Temos que discutir sempre o aspecto cultural. Aqui na Bahia, eu farei todo o esforço possível para que na Câmara e na Assembleia isso seja debatido e para que nos livros didáticos adotados pelo estado, tenhamos a nossa história contada através da educação. A nível nacional, sabemos que precisamos construir esse cenário. O Sete de Setembro não está sendo negado, afinal tem o seu papel e importância, mas a construção de fato, a luta e a expulsão do Brasil daqueles que não cabiam mais foi iniciada no 2 de Julho”, pontuou.

O governador destacou ainda a parceria com o Governo Federal e os novos recursos que serão aportados para a população baiana. “Nós ficamos seis anos andando para trás, vendo as políticas públicas serem destruídas. Agora, com Lula, esses investimentos chegam em um momento crucial para o nosso estado. Estamos unidos com o Governo Federal para fazer da Bahia um lugar melhor para se viver, com mais oportunidades e inclusão social”, registrou.

Ex-presidente da Petrobras e figura histórica do PT baiano, José Sergio Gabrielli ressaltou a forte relação de Lula com a Bahia. “Ele tem uma relação muito próxima com o povo baiano e o povo baiano com ele. Há uma relação de amor muito grande e, mais uma vez, se manifesta neste 2 de Julho”, afirmou o petista. Durante o cortejo, Lula, a primeira-dama Janja da Silva e o governador Jerônimo Rodrigues (PT) foram ovacionados por populares e militantes, que se aglomeravam na tentativa de garantir uma foto.

O desfile do 2 de Julho serviu ainda como termômetro para as eleições municipais que se avizinham. Ao lado de Lula, o governador Jerônimo, que continua em busca de fortalecimento da sua base para ganhar em grandes centros do estado como Conquista, Ilhéus, Juazeiro e Feira, explicou um pouco mais do cenário em cada uma das cidades e manifestou otimismo com o desempenho da sua base no pleito.

Do outro lado, o prefeito e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), contou com uma ampla base de vereadores caminhando ao seu lado pelas ruas do Centro Histórico. “A chegada hoje aqui já foi emocionante, o calor humano, sem sombra de dúvidas, essa é a vitamina de quem está na vida pública é chegar ao final do seu mandato no quarto ano e ter o carinho, o reconhecimento das pessoas isso é muito bom, isso nos motiva nos instiga a trabalhar ainda mais para nossa cidade”.

Candidato do PSOL, e terceiro colocado na pesquisa AtlasIntel/A TARDE em Salvador, Kleber Rosa pregou a inclusão social e a cidadania plena para os soteropolitanos, além de fazer uma saudação para os heróis e heróinas do 2 de Julho. “Marchamos juntos em reverência às nossas heroínas do 2 de Julho. Maria Quitéria, Maria Felipa, e Joana Angélica. Homenageamos a luta da Independência do Brasil na Bahia. Saudamos os nossos caboclos e as nossas heroínas por uma Salvador mais justa e mais inclusiva. Vamos fazer na Bahia a abolição que o Brasil nunca fez!”, frisou.