Com extensa programação festiva e cultural, atrações musicais, o FLIARC contará com lançamentos de livros, performances e manifestações artísticas entre os dias 19 e 22 de outubro.
,Com o tema ‘Resistência e Memória’, o Festival Literário e Artístico de Rio de Contas (FLIARC), vai contar com lançamentos de livros, programações culturais, performances e manifestações artísticas ente os dias 19 e 22 de outubro. Confirmaram a presença no evento o escritor Itamar Vieira Júnior, o escultor Juarez Paraíso, o cantor Del Feliz, a banda Adão Negro, entre outras atrações.
aMuita expectativa para a estreia do festival literário e artístico, o Fliarc, nesta quinta-feira (19) destacando, além da literatura e de expressões das mais diversas linguagens artísticas, a música – arte mais sublime – e rodas de conversa. A organizadora do festival, Nádia Campos, destacou a importância de homenagear o membro da Academia de Letras da Bahia, professor honoris causa da UFBA, Juarez Paraíso. Rio-contense nascido no distrito de Arapiranga, o escultor, pintor e desenhista está chegando aos 90 anos de vida dedicada principalmente às artes, tornando-se referência de talento e disciplina.
– É uma justa homenagem, ele sempre se posicionou de forma democrática dentro do seu percurso, na sua vida artística e nas suas obras – afirma Nádia Campos. Outros quatro artistas da região terão homenagens póstumas: a ativista política, Maria Brandão, o maestro, Esaú Pinto, a escritora, Esther Trindade e o artista, Zofir Brasil.
O tema também faz referencia a longevidade de um município tricentenário: “Rio de Contas: resistência e memórias no bicentenário da independência do Brasil na Bahia”, reunindo aspectos históricos à força das manifestações culturais variadas.
O evento será realizado em edificações históricas da cidade e também em praça pública com exposições artísticas e apresentações do Festival. Além do Club Rio-Contense, também serão utilizados outros dois espaços: a Casa de Câmara e Cadeia e o Teatro São Carlos, ambos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Nesta primeira edição, o festival vai exaltar, principalmente, os artistas locais, que tanto contribuíram para o desenvolvimento sociocultural da região. Juarez Araújo será o principal artista reverenciado, seguido de homenagens póstumas para Zofir Brasil (Artista e Poeta); Maria Brandão (Ativista Política); Esaú Pinto (Músico/Maestro da Lira dos Artistas); e Esther Trindade (Escritora). A expectativa dos organizadores do evento é de que cerca de 20 mil pessoas visitem a cidade nos dias que acontecerá o Festival literário.