Nossa reportagem esteve conferindo de perto a magnífica ornamentação, toda a movimentação de turistas e filhos da terra, confirmando as expectativas de maior centro de convergência na folia momesca. No final da manhã de hoje (24), já não havia mais vagas em hoteis, pousadas, resorts, os restaurantes e barzinhos já registram grande movimentação, residências se transformando em repúblicas, ruas e praças da aconchegante Rio de Contas se enchendo de alegria.
Nossa equipe registrou todo o brilho e estilo da ornamentação nota 10, com a exposição do talento de artistas locais, que através de grandes esculturas, contam a história da terra, da cultura e enaltecem personagens cujas influências marcam o folclore brasileiro. Formatado em grande estilo, com estrutura invejável, o carnaval de Rio de Contas é disparadamente o melhor do sertão baiano.
Considerada uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo, a folia de momo, tem sua origem nos nossos ancestrais, muito bem representados pelas estátuas em tamanho gigante, que foram distribuídas de forma harmonica pela praça da alegria, no centro histórico da cidade. Alí se observa o passado e o presente, representado na obra dos artesãos, trabalho que foi valorizado e faz brilhar os olhos de turistas,nativos e foliões.
O carnaval de Rio de Contas, possui um significado ímpar, por estar ligado aos costumes, na festa se celebra todas as manifestações da cultura raiz, realçada com o incentivo da atual gestão que invoca a liberdade. Este sentido se faz presente no Carnaval 2017.
Diferencia-se pela diversidade e posicionamento eclético, dois palcos distintos interligam gostos e tendências, desde o que há de mais recente no axé da Bahia até o saudosismo sempre atual das marchinhas, concursos de fantasias, desfile das baianas, bonecos gigantes, as matinês e a espontaneidade dos grupos de foliões, que trazem para as casas, ruas e avenidas, suas tradições, unindo-se para festejar em paz, com muita energia no carnaval que se reinventa, onde a alegria é aqui!
Venha para Rio de Contas e desfrute do contato direto com os encantos da natureza, uma viagem pela arquitetura colinial, aliada a toda efervescência da juventude elétrica, que festeja sem parar até a quarta de cinzas chegar!