Governador confirmou suspensão após reunião com os prefeitos da Bahia, que tratou de novas medidas de prevenção, como a antecipação dos feriados para tentar frear a contaminação.
O Jornal O Eco havia antecipado a notícia sobre a suspensão dos transportes intermunicipais na Bahia (CLIQUE AQUI), de acordo com as fontes do Governo, essa era uma medida desejada pela maioria e que foi confirmada nesta segunda-feira (22), pelo próprio Governador, assim que finalizou uma nova reunião com prefeitos do interior, ouvindo sugestões e adequando as ações por região, de acordo com o número de casos e a situação de cada município no enfrentamento à pandemia. Rui Costa disse que irá suspender o transporte intermunicipal na Semana Santa, para evitar uma maior disseminação do coronavírus.
Os prefeitos de Rio de Contas (Dr. Cristiano), Paramirim (Gilberto Brito), Rio do Pires (Vânio Santos), dentre outros 18 gestores e representantes do consórcio de Saúde da região de Brumado, alinharam posições sobre prorrogação do Toque de Recolher e sugeriram ações, para que a luta contra o vírus siga de forma cada vez mais efetiva. “Já é uma decisão do Governador suspender o transporte intermunicipal para que não ocorra o trânsito de pessoas do interior para capital e da capital para o interior na Semana Santa. Essa decisão foi comunicada por ele aos prefeitos na última sexta-feira”, Disse Dr. Cristiano.
As medidas para que sejam antecipados os feriados como o de Corpus Christi, São João e 2 de julho (Independência da Bahia), estão praticamente definidas, assim como a suspensão do transporte intermunicipal, que deverá ser interrompido entre os dias 28 de março e 3 de abril. “Nós estamos avaliando os números no decorrer dessa semana, combinamos com os prefeitos da Região Metropolitana, de realizarmos uma outra reunião, para inclusive, se possível for, antecipar os feriados para a semana que vem, com a possibilidade de buscar um isolamento maior”, disse Rui.
Em resumo, buscando unir forças para pressionar a queda dos índices na Bahia, Governador e prefeitos já definiram a prorrogação das medidas restritivas até 29 de março em Salvador e região metropolitana, tendo estendido algumas medidas de restrição do comércio nos fins de semana, além de antecipar das 20h para 18h o toque de recolher e agora em concordância com os prefeitos do interior, acerta a suspensão do transporte intermunicipal e a antecipação dos feriados. “É muito grande a preocupação com os feriados. Até por isso, o governo já decidiu suspender o transporte intermunicipal para que não ocorra o trânsito de pessoas do interior para capital e da capital pro interior na Semana Santa, tudo para evitar a circulação do vírus, contou o prefeito Vânio de Rio do Pires.
Com registro de 125 mortes nesta segunda-feira, e o crescimento de casos graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas UTIs. No começo da noite desta segunda, a taxa de ocupação de leitos de UTIs para adultos é de 87%. Das 125 mortes, registradas hoje, 104 ocorreram em 2021. Além disso, março, ainda no 23º dia já é o mês mais mortal da pandemia na Bahia, daí a preocupação mais do que justa dos que estão responsáveis pelas ações de combate à doença.