Eleitos terão a missão de zelar e fazer valer os direitos de crianças e adolescentes.
Esta sexta-feira, 10 de janeiro, foi a data nacional para a posse e início de mandato dos novos conselheiros Tutelares, bem como aqueles que foram reeleitos e permanecem nos cargos pelo quadriênio 2020/2023. Também nas cidades da nossa região, ocorreram os cerimoniais de posse, que legitimaram cada integrante. Na prática, iniciou-se o novo mandato dos conselheiros, que irão atuar na sede e também em cada recanto da área rural, onde, porventura, forem requisitados.
Autoridades, familiares e convidados, além dos representantes do poder executivo e do CMDCA (Conselho Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente) – órgão responsável pela operacionalização da política relacionada à criança e adolescente nos respectivos municípios -, se fizeram presentes nesse momento simbólico de elevada importância, que encerra o ciclo eleitoral, investindo os escolhidos pela sociedade nos seus respectivos cargos.
Além de Paramirim, onde a posse ocorreu no Salão Nobre da Câmara de Vereadores, todas as demais cidades do Vale foram palco de atos similares com o mesmo objetivo já narrado. Nossa reportagem acompanhou os eventos realizados nas cidades de Boquira e Érico Cardoso, onde se nota o excelente trabalho de assessoria, planejamento e consultoria da Empresa AS, que se notabiliza também pelo brilhante suporte ao processo de eleição dos Conselheiros, além de construir e elaborar conhecimentos sobre as competências do Conselho Tutelar e realizar atualização profissional dos interessados para melhor atuarem conforme as suas atribuições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e as várias Resoluções do CONANDA.
Percebemos a importância de uma assessoria competente, que orienta, auxilia e, consequentemente, apresenta resultados positivos nas diversas áreas da assistência social. Tudo isso está sendo explicitado em Érico Cardoso e Boquira, municípios que muito avançaram nas garantias de direitos e dignidade aos usuários dos programas sociais e demais famílias que buscam amparo na rede. De acordo com as técnicas Sandra Neves e Ana Paula, especialistas e proprietárias da AS Assessoria e Consultoria Social, “os Conselheiros empossados contarão com o suporte para conhecer e praticar a metodologia de atendimento, dentro das normas que regulamentam a atuação.”
Para a Secretária Municipal de Assistência Social de Érico Cardoso, Soraia Azevedo, “é uma alegria poder entregar para a população os novos conselheiros tutelares que irão batalhar na política de proteção das crianças e adolescentes. Que eles possam, com muita responsabilidade, dedicação, profissionalismo e paixão, fazer o melhor possível nesta luta que sabemos não ser fácil, mas é de suma importância.”
Já a titular da pasta em Boquira, Secretária Inajara Cursino, que também é Presidente do CMDCA disse que “esta data representa o início de uma caminhada desse grupo escolhido pelos cidadãos, que depositaram confiança no potencial de cada um. Desejamos sucesso a todos nessa empreitada, reafirmando nosso compromisso de seguir lado a lado, prontos para contribuir no que for necessário, para que seja cumprido em sua totalidade o Estatuto da Criança e do Adolescente em nossa cidade”. Ao finalizar, Inajara afirmou que “os Conselheiros Tutelares são os guardiões do ECA e é fundamental que eles tenham toda a assessoria necessária para desenvolver um bom trabalho.”