Prefeitos de Novo Horizonte, Seabra e de Ibitiara, presentes à última reunião do ano, apoiam a ideia e estão dispostos a lutarem por mais esse sonho
Uma bandeira que foi empunhada pelo jornal O Eco há décadas, agora também será prioridade para o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina – CIDCD (Chapada Forte), que é composto por 29 municípios e na sua última reunião do ano de 2024, fechou questão para priorizar cobranças sobre a necessidade urgente da criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina – UFCD.
Prefeitos reunidos na sede da entidade em Andaraí nesta quinta-feira (19), concordaram que esta é a necessidade mais urgente, a criação de universidade federal, que para muito além dos benefícios educacionais, formação de mão de obra qualificada, a instalação de um campus, produzirá impactos inimagináveis na economia e integração de toda uma região.
Presentes ao encontro, os prefeitos de Ibitiara, Wilson de Bududa, de Seabra Neto da Pousada e o prefeito eleito de Novo Horizonte Rogério Prado, expuseram suas aprovações nessa nova fase de uma empreitada que só trará benefícios. “A implementação da instituição pública de ensino superior trará avanços para todos os municípios que estão próximos da Chapada Diamantina, contemplando mais de 1 milhão de habitantes, além disso, mais do que potencializar o avanço do nível educacional da região, a universidade local fomentará a economia, com desenvolvimento do turismo, comércio, hotelaria, entre outros, criando melhores condições de vida para a população”. Disse o presidente do Consórcio.
Essa mesma visão, tem sido compartilhada pelo jornal O Eco ao longo dos anos em diversas oportunidades, inclusive em entrevistas com o Governador Jerônimo e o ministro Rui Costa. No nosso caso o interesse seria para ser instalada no Vale do Paramirim, que é muito carente e não possui nenhuma instituição pública de ensino superior. “A iniciativa de instalação da UFCD Universidade Federal da Chapada Diamantina, torna-se uma luta dos chapadeiros, com anuência de todos os prefeitos, secretários de educação, deputados estaduais, federais, e senadores baianos, incluindo Otto Alencar, contando ainda com o apoio do governador Jerônimo Rodrigues”. Declarou Wilson Cardoso.
O prefeito da cidade de Andaraí e presidente do Consórcio Chapada Forte, disse ainda, que a região agora irá com tudo pela viabilização da Universidade Federal da Chapada Diamantina. “Já conseguimos o Ifbaiano e agora vamos forte pela Universidade Federal da Chapada. Sabemos que o Governo Federal é sensível ao pleito e, com certeza, nos próximos dois anos, o objetivo será atingido”. Garantiu.