Pesquisa indica que subiu para 30 pontos a diferença do prefeito para o 2º colocado em cenário de disputa eleitoral prevista para outubro de 2024.
A primeira pesquisa realizada por iniciativa própria pelo conceituado Instituto de pesquisas IPOP – Conquista Comunicação e Marketing, sediado em Vitória da Conquista, indica que em Ibipitanga, enquanto se amplia a aprovação da atual gestão municipal no conceito popular, 68% entre ótima e boa, a pré-candidatura do atual prefeito Beto, que deve buscar a reeleição, também ganha força e já registra 58% das intenções de votos. 30 pontos percentuais de vantagem para o potencial pré-candidato, ex-prefeito Edy Pan, que aparece em 2º lugar na questão estimulada com 28% das intenções de votos. O ex-vice-prefeito Tõe de Xavier aparece em terceiro com 6%. Os que afirmam não ter a intenção de votar em nenhum dos nomes apresentados são 2% e outros 6% não souberam ou preferiram não opinar.
A pesquisa realizada por iniciativa própria das empresas IPOP -Instituto de Pesquisas – Conquista Comunicação e Marketing CNPJ.: 52.311.160/0001-55 CONRE 8635, em parceria com O Eco Comunicação e Marketing Ltda CNPJ: 11.134.397/0001-20, CONRE 8377, ouvindo 384 pessoas da sede e da área rural, entre os dias 10 e 11 de dezembro de 2023, pelo sistema de amostragem. O Intervalo de confiança dessa pesquisa é de 95% ou 0,05 de significância. Erro Padrão 5%. Segundo revelou o levantamento estatístico, o crescimento de Beto é explícito tanto na cidade quanto nas comunidades rurais.
Sempre pautados na conduta ética, buscando colher a verdade através de levantamentos estatísticos que utilizam os mais criteriosos métodos científicos, aplicando questionários por amostragem, a equipe de pesquisadores, supervisores e chefe de campo, visitou Ibipitanga, realizando entrevistas face a face, ouvindo dos moradores as suas avaliações sobre o atual governo, bem como, medindo o potencial de nomes colocados como pré-candidatos a prefeito para as eleições de outubro do ano que vem. A pesquisa mostrou ainda, que para 59% dos entrevistados, Ibipitanga melhorou com a atual gestão, outros 29% afirmam que o município está na mesma 9% declaram que piorou. Exatos 3% não souberam ou não quiseram opinar.
A pesquisa mediu também o índice de rejeição atribuído aos nomes apresentados como potenciais pré-candidatos, para que o público tenha noção da popularidade de cada um dos políticos que manifestam interesse em estar na disputa local no próximo pleito.