Ato foi prestigiado pelo prefeito Edy Pan, autoridades, lideranças e personalidades convidadas.

Objetivando priorizar as discussões sobre as políticas e ações que envolvem diretamente a segurança dos cidadãos e do patrimônio público, comerciantes, servidores públicos, empresários e toda a população de Ibipitanga, representada por integrantes de diversos segmentos, após uma série de encontros pontuais, finalizaram de forma oficial no último dia 26 (quinta-feira), em ato solene realizado na Câmara de Vereadores, a aprovação do Estatuto, Eleição e Posse dos membros da diretoria do CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança Pública.

Dentre as diversas atribuições do recém-criado Conselho, está o ato de fomentar a atuação conjunta dos órgãos de segurança pública e defesa social no município. O CONSEG permite que sejam feitas críticas e sugestões ao trabalho da Polícia Civil, Militar, ou outros órgãos incumbidos de manter a segurança pública. Também por intermédio do CONSEG, realizam-se campanhas e eventos educativos para tornar a localidade mais segura e por consequência melhorar a qualidade de vida da população.

Os membros do CONSEG se reúnem uma vez por mês de forma pública, devendo contar com a participação da população, comandantes das forças policiais, autoridades, vereadores, meios de comunicação, líderes comunitários, religiosos, clubes de serviço e associações. De acordo com o prefeito do município, “a criação do Conselho Comunitário de Segurança, amplia a aproximação entre a polícia e a sociedade. Com certeza teremos mais interação entre os cidadãos e o trabalho da polícia, fazendo com que a sociedade interaja com informações, sugestões e alertas, para promover a apuração e prevenção de crimes. Essa parceria, facilita o planejamento de estratégias direcionadas a manter a segurança pública”. Edy Pan disse ainda que “o poder executivo, o legislativo e a população irão colaborar com responsabilidade e um relacionamento estrito entre os referidos órgãos”.

A criação do CONSEG, evidencia a preocupação de todos os moradores de Ibipitanga em manter a paz. Isso certamente irá facilitar outras conquistas como por exemplo, um dos maiores pedidos da comunidade, a instalação de uma Agência Bancária, solucionando inúmeras dificuldades enfrentadas pelos moradores da sede e extensa área rural, que ainda são obrigados a se deslocarem até Macaúbas para realizarem movimentações financeiras. Ao abrir os trabalhos, o Advogado Dr. Roques José Pereira, ressaltou a importância da participação e comprometimento de todos os membros do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Ibipitanga no desempenho de suas atividades, bem como o perfil necessário do cidadão para participar da gestão do CONSEG. Fizeram-se presentes dentre outras personalidades, o Sr. Francisco Borges – Presidente da FECONSEG-BA, Edilson Santos Souza – Prefeito do Município, Liobinio Coimbra Neto – Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Lenilson Chaves de Miranda Araújo – Vice Prefeito, Carlos Nascimento Simões – Maj. PM – Comandante da Companhia de Macaúbas, Élcio Oliveira Mendes – Subtenente da PM, Comandante do Pelotão de Ibipitanga, Antônio Deiro França – Tenente Cel da PM.

A primeira diretoria eleita para o Triênio de 26/09/2019 a 26/09/2022 ficou assim composta: Presidente: Claudio Mendonça de Miranda; Diretora Executiva: Elisângela Bela da Silva; Secretário Geral: Genildo Lopes de Oliveira; Diretor Administrativo: Márcio Correia Santos, Diretor Financeiro: Jussilene Maria da Silva Souza,  Diretora de Administração e Finanças; Diretor de Políticas Anti Drogas: Roques José Pereira; Diretor Social e Ações Comunitárias: Tatiana Pinto Rezende da Mata; CONSELHO FISCAL: Titulares – Nilson Pereira de Macedo; Raulino Silva da Cruz, Maria Vieira dos Anjos de Oliveira; Suplentes – Maria Pereira da Silva; José Francisco de Oliveira Filho e Maria das Graças Oliveira Santos.