Fabrício tem boas relações com o Governo e recebe apoio do PP de João Leão, vice-governador.
O deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB) é cotado para ser nomeado pelo governador Rui Costa (PT) para virar conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA). O conselheiro Paolo Marconi oficialmente se aposentou do quadro da Corte em ato publicado na edição desta sexta-feira (20) do Diário Oficial Eletrônico.
Nos bastidores, a avaliação é que a indicação pode ser um resquício das articulações da tentativa de reeleição de Nelson Leal (PP), uma vez que Fabrício foi um dos apoiadores dele nos bastidores. O PP também fez aliança com o PCdoB na eleição de Salvador em 2022, quando Joca Soares (PP) foi o vice de Olívia Santana (PCdoB). Além disso Fabrício possui influência junto ao Governador, o que pode pesar na decisão final.
Durante a sessão da última quinta-feira (19), Marconi anunciou que deixaria o órgão. Ele lembrou que foi nomeado conselheiro em setembro de 2000 pelo então governador da Bahia, Paulo Souto – por indicação do ex-governador Antonio Carlos Magalhães –, e destacou que completaria 22 anos de serviços no próximo mês.
Marconi poderia permanecer no cargo por mais dois anos, até completar 75 anos – idade limite para permanecer no cargo. “Prestei o juramento, como todos prestaram, de defender a lei e defender as constituições da Bahia e do Brasil. Fiz com o empenho e seriedade que me é característico”, avaliou.
Jean Fabrício Falcão nasceu em Feira de Santana, é Professor, Cursou o 2º Grau no Colégio Estadual Adélia Teixeira em Vitória da Conquista-BA. Formou-se em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Vitória da Conquista. Especializou-se em Gestão Pública e Orçamento pela Faculdade Juvêncio Terra, Vitória da Conquista.
Em Vitória da Conquista, eleito vereador pelo Partido Comunista do Brasil – PCdoB, 2005-2008, reeleito, 2009-2012, renunciou ao mandato. Eleito deputado estadual pelo PCdoB, 2011-2015. Reeleito deputado estadual pelo PCdoB, para os períodos de 2015-2019 e 2019-2023.