Ilustre filho da região, contribuiu significativamente para a melhoria dos serviços e maior acesso do cidadão baiano à justiça.

Como noticiou o site Bahia Notícias, o Desembargador Lourival Trindade, ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), se aposentará por idade no próximo dia 4 de maio, quando completará 75 anos. O desembargador foi homenageado pelos demais desembargadores na sessão plenária desta quarta-feira (27). Na data da aposentadoria, Trindade será homenageado com uma medalha da Escola da Magistratura da Bahia (Emab).

Reconhecido entre os colegas como um apaixonado pela literatura e como alguém que fala a “língua de Camões”, o Desembargador, como aposentado, deverá se dedicar ainda mais à leitura, conforme dito pelo atual presidente da Corte, desembargador Nilson Castelo Branco. Dr. Lourival, deixa um legado de trabalho sério reorganização do Tribunal e acima de tudo, moralidade na gestão que exerceu. Também será lembrado pelas ações desenvolvidas no sentido de levar a justiça aos que mais necessitam, descentralizando serviços e incentivando a multiplicação dos CEJUSCs – Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania.

Lourival Trindade se tornou Desembargador em 2008, pelo quinto constitucional da advocacia. Em dezembro de 2019, foi eleito Presidente do TJ-BA após a deflagração da Operação Faroeste. A eleição do desembargador, naquela época, foi vista como uma sinalização de um novo momento na Corte baiana. Em fevereiro de 2020 ele tomou posse como presidente, em um mandato que se encerrou em fevereiro deste ano de 2022. Como presidente, encarou o desafio de comandar o TJ-BA em um período de pandemia, com distanciamento social.

Antes, porém, ele presidiu o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) entre 2014 e 2016. Como professor de Direito, lecionou em matérias criminais e é integrante do Instituto Baiano de Direito Processual Penal (IBADPP). Como desembargador do TJ-BA, era integrante das Câmaras Criminais.