Coroando atuação impecável, Dr. Lourival Almeida Trindade marcou presença para difundir a importância dos Centros de Mediação Judicial que buscam a pacificação social.
Paramirim recebeu com festa na manhã desta sexta-feira (01), o filho mais ilustre da região, Desembargador Lourival Almeida Trindade, Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, que fez questão de estar presente na inauguração das novas instalações do CEJUSC – Centro Judiciário de solução de Conflitos e Cidadania. Acompanhado do vice-presidente, Desembargador Sérgio Cafezeiro, juízes e toda equipe de assessores, Lourival foi recepcionado pelo prefeito do município Gilberto Brito, pelo vice-prefeito Dr. João Ricardo, pelo Juiz da Comarca Dr. Raimundo Saraiva, a Promotora de Justiça de Paramirim Drª Karina Costa Freitas, pelo Promotor de Justiça de Guanambi Dr. Jailson Trindade, pelo prefeito de Caturama Dr. Paulo Mendonça e o de Rio do Pires Gilvânio Santos, além do Advogado, diretor da FAIVALE – Faculdade Independente do Vale do Paramirim e supervisor do CEJUSC, Dr. Lucas Iago.
VEJA VÍDEO RESUMO DO EVENTO:
O ato solene contou também com as presenças de diversas autoridades civis e militares, além de operadores do direito, advogados, serventuários e convidados, como o artesão Antônio Ledo, que presenteou o Juiz, a representante do NUPEMEC Eliude Rosa e o Presidente do Tribunal, com obras de arte de sua autoria. Apesar de ainda cumprirmos os protocolos sanitários diante da pandemia, o cerimonial transcorreu de forma tranquila e organizada, marcando uma nova etapa, mais uma grande conquista para a população de Paramirim e demais municípios da Comarca, que voltam a contar com os relevantes serviços de atendimento, que vão desde causas cíveis em geral como: acidentes de trânsito, cobranças, dívidas bancárias, conflitos de vizinhança até causas de família, tais como: divórcio, pedido de pensão alimentícia, DNA, guarda de filhos, até questões tributarias, tratando também de reclamações pré-processuais dentro em breve, processuais, cabendo a mediação e a conciliação, visando a solução de conflitos de forma simplificada e célere.Agradecendo a ilustre presença do Desembargador, fonte de sua inspiração na opção pelo direito, o advogado supervisor Dr. Lucas Iago, enalteceu não somente o trabalho de resgate da imagem no judiciário baiano, protagonizado pelas ações determinantes de Lourival, como também pela visão humanitária na condução de projetos voltados para a pacificação social e a cultura do diálogo, como é o caso dos CEJUSCs que estão sendo multiplicados pelo interior baiano. Dr. Lucas, agradeceu ao prefeito Gilberto Brito e ao seu colega advogado e vice-prefeito Dr. João Ricardo, pelo apoio incondicional ao retorno do funcionamento deste centro. Agradeceu ao Juiz Dr. Raimundo Saraiva, pela disposição e interesse em assumir mais esse serviço pelo bem da justiça e da população. Afirmou que daqui por diante, a mediação volta a ganhar um importante impulso com a inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania.
O Juiz de Direito da Comarca, parabenizou o prefeito Gilberto Brito, ressaltando a importância dessa parceria no funcionamento do CEJUSC. Reconheceu o dinamismo e todas as evoluções ocorridas no Tribunal de Justiça da Bahia, sob a presidência do filho da terra Dr. Lourival Trindade, enfocando a importância dada pelo TJ-BA à mediação e a conciliação como meios para a resolução de conflitos, em prol da pacificação social. Com isso, proporcionando uma Justiça mais célere e eficiente, que atende melhor aos anseios da sociedade. Tanto Dr. Raimundo quanto Dr. Lucas Iago, não pouparam elogios à servidora Eliude Rosa do NUPEMEC, figura importantíssima na condução dos processos de instalação e suporte, mulher dedicada, que se doa abnegadamente pelo sucesso do projeto. “Para ela, cada nova unidade do CEJUSC é como se fosse um novo filho concebido, tamanho é o amor pela causa”. Disse Dr. Lucas.
Além de todo o legado que construiu com trabalho, seriedade, zelo, moralidade, eficiência e acima de tudo, inteligência administrativa, o Presidente do TJ-BA, também escreve uma nova página na justiça da Bahia pela sua sensibilidade ao incentivar projetos como os CEJUSCs que contribuem para a construção de uma justiça menos beligerante. Durante a cerimônia realizada no novo prédio, o Presidente do Tribunal de Justiça, destacou a importância dos Centros de Solução de Conflitos e Cidadania na consolidação de uma nova forma de acesso ao Judiciário, através da qual a mediação e a conciliação entre as partes promovem a expansão da cultura da paz e da restauração de vínculos. “Estar aqui na minha terra natal, faz o coração pulsar de uma forma diferente, movido pela emoção e por um sentimento muito gratificante”, disse ele, de maneira emocionada, em sua manifestação na solenidade. Segundo o magistrado, a presença do CEJUSC em Paramirim reflete a importância dada a esta causa “É inegável que a administração do Tribunal através do NUPEMEC, vem fazendo esforços significativos no sentido de fomentar a solução consensual de disputas. Portanto, estão de parabéns todos os parceiros que abraçam essa iniciativa”, acrescentou.




























