Muita emoção e alegria nos semblantes da multidão presente nos atos oficiais que marcam um novo ciclo na história política/administrativa do município.
Um misto de satisfação com a ascensão do prefeito eleito e agora empossado Dr. João Ricardo e saudosismo com a despedida do grande líder político, que fez história em Paramirim, agora ex-prefeito Gilberto Martins Brito. Esse foi o clima que se notou desde a manhã do dia 1º de janeiro, quando ocorreu o cerimonial de posse dos vereadores eleitos e a eleição da Mesa Diretora daquela Casa Legislativa, que pelo placar de 07 votos da situação, contra 04 votos da oposição, elegeu o vereador João de Jorge como presidente da Câmara para o biênio 2025/2026, derrotando assim, de maneira folgada, Anselmo Caires, seu opositor.
O sentimento dos que participaram presencialmente, das famílias que saíram às ruas e também dos que acompanharam todo o rito programado e executado no dia 1º de janeiro em Paramirim, era de alegria e muita expectativa no que está por vir com um novo governo municipal, bem como, com a nova composição da Câmara de vereadores. Por volta das 16:30h, novamente no salão nobre da Câmara de Vereadores, aconteceu a cerimônia de posse do prefeito Dr. João Ricardo e do vice-prefeito João de Almeida, sob aplausos e manifestações de carinho do público presente. Em seguida, teve início a já tradicional caminhada de cerca de 2,5km pelas avenidas da cidade até a sede da Prefeitura Municipal, com os eleitos, acompanhados da multidão para o último ato, a transmissão de cargos.
Tudo muito bonito, digno da importância do momento e do que representa tais ritos para a vida da população paramirinhense. Muito ovacionado e, talvez por isso, bastante emocionado, Beto, o ex-prefeito que escreveu seu nome nos anais da história de Paramirim, despediu-se oficialmente do cargo, enaltecendo figuras inesquecíveis, pessoas através das quais ele saudou e agradeceu aos seus conterrâneos, narrando episódios marcantes que o trouxeram até aquele momento. Também muito emocionado, por estar enfrentando uma enfermidade, o vice-prefeito João de Almeida, surpreendeu pela sua força, pela sua história de lutas e pela sua determinação visando sempre o coletivo, atribuindo o sucesso da campanha, aos milhares de amigos que conquistou e à admiração e confiança do grupo para com a sua pessoa.
Já era noite e os sinos da matriz convidavam os fiéis para a missa dominical, quando o prefeito empossado, Dr. João Ricardo, após assinar autorizações de obras e serviços na ordem de R$ 10 milhões de reais no seu primeiro dia, agradeceu pela esmagadora vitória, ponderou sobre figuras que também marcaram sua trajetória e prometeu seguir o exemplo de Beto, buscando perseguir a perfeição e evitando ao máximo “errar” enquanto estiver no cargo de prefeito. João agradeceu pelos apoios esperados e inesperados, pela resiliência de muitos em nome da vitória do grupo, prometendo agir com serenidade e compromisso com o bem da terra.
Também em Paramirim, o Jornal O Eco buscou ouvir a população sobre as expectativas neste governo que se inicia com João Ricardo no comando. Apesar dos descontentamentos naturais com mudanças óbvias e necessárias que serão realizadas, tanto no quadro funcional, quanto na forma de gestão, a maioria acredita que ele fará um governo de serenidade, muita cautela e acima de tudo, de transparência e atenção aos clamores públicos. Outro fator que chama atenção é a expectativa quanto à manutenção da harmonia, o poder de diálogo do gestor e sua equipe, além do aguardado reconhecimento aos que de fato possuem influencia política e colaboraram de forma decisiva na difícil batalha eleitoral, que culminou com uma das mais expressivas vitórias já registradas em Paramirim.
Independentemente de nomes, figuras políticas ou técnicas que ocuparão ou não posições nos diversos escalões do governo que se inicia, a torcida da maioria é de que tudo se encaminhe de forma que a população em geral, seja a maior beneficiada, afinal, é assim que a democracia funciona e se fortalece. Como muito bem definiu o novo prefeito, “infelizmente nenhuma gestão irá agradar a todos. enquanto isso, o trabalho dessa gestão irá se intensificar, tentando fazer o melhor. Ao final desse ciclo, oposição e situação estarão se movimentando para que novos cenários políticos se apresentem daqui a quatro anos, submetendo nas urnas, para a aprovação popular, a postura o trabalho, as ideias das diversas figuras e agentes políticos. Assim como ocorreu recentemente e a população aprovou a gestão, optando pela continuidade”