Devotos acompanharam os eventos religiosos e uma multidão foi registrada na edição 2023 na parte profana da festa

O distrito de Canabravinha em Paramirim, comemorou nos dias 01 e 02 de fevereiro a tradicional Festa de Nossa Senhora das Graças a padroeira do lugar. Evento que marca desde a fundação da comunidade o momento maior da espiritualidade, tendo se mantido vivo e incentivado ao longo dos anos, tanto pela própria comunidade, como por autoridades e gestores. Neste período do ano, centenas de fiéis visitam a localidade em uma grande peregrinação, acompanham a entrada de festa, quermesses, leilões, missas e demais atividades religiosas e culturais, participando ativamente do evento religioso e festivo. A festa de Canabravinha ainda mantém tradições como as barraquinhas típicas, acampamentos ao redor do povoado, churrasco em família e com os amigos, tudo isso faz parte do cenário nos dias de festejos.

Mesmo com a evolução dos tempos, deixando para trás as ruas de terra, os palcos improvisados e tendo hoje o distrito recebido diversas obras e equipamentos urbanos que proporcionam conforto e o inserem na modernidade, ainda se mantém os belos costumes religiosos como os batizados, novenas, procissão, dentre outros, aliando muito bem a festa moderna, com conforto segurança e muita animação. Tudo isso conspira para a continuidade da tradição. O evento contou com o apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura, que coordenou ornamentações, instalação de palco profissional, portais e atrações que se revezam no palco, levando alegria aos participantes e mantendo viva a tradição da festa profana.

Após as missas concelebradas, findados os leilões e outras atividades, historicamente acompanhadas pela brilhante Filarmônica Nossa Senhora das Graças, que colabora para o brilho dos eventos culturais. A multidão toma conta da praça, momentos de reencontros e muita alegria com shows musicais com artistas locais e regionais. Canabravinha é distrito de Paramirim e uma das principais comunidades do município. Apesar das dificuldades, Preservar e incentivar eventos tradicionais como a Festa de Nossa Senhora das Graças e São Sebastião, é também preservar a cultura do lugar, as raízes do município. Assim, a gestão municipal não se omitiu de estar presente mais uma vez.

A festa profana, recebeu também toda estrutura necessária, no que diz respeito à segurança, reforma da estrada de acesso à comunidade e toda a logística para que a circulação de veículos e pessoas ocorresse de forma organizada. Animando a moçada e celebrando mais uma edição de sucesso da festa em Canabravinha, as atrações musicais no palco corresponderam às expectativas. Destaque para a Banda Xodó da Bahia, Roberto Dantily e o forrozeiro Dio do Acordeon que puxou o fole com maestria, enquanto a moçada arrastava o pé.