O prefeito Fernando se mostrou radiante com o sucesso da edição 2025 e garantiu que a Folia já está confirmada para 2026. “É um evento de grande importância para nossa região e com certeza, já está fixado em nosso calendário”.
A cidade de Dom Basílio viveu um fim de semana inesquecível com a realização do Dom Basílio Folia 2025, um dos eventos mais aguardados do calendário festivo da região, aconteceu nos dias 05 e 06 de abril. A folia, que já virou tradição, foi marcada por uma mistura vibrante de ritmos, descontração contagiante e muita energia positiva, celebrando em grande estilo o aniversário do município.
Com uma programação de peso, a festa arrastou uma verdadeira multidão ao som de nomes consagrados como Durval Lelys, Marcinho Sensação, Parangolé, Kiko Cigano, Robson Aguiar, Michel Firmino e a banda Dom Voice. A bordo do megatrio elétrico Twister, os artistas incendiaram o circuito da folia com apresentações eletrizantes que levantaram o público do início ao fim.
O evento, que teve apoio do Governo da Bahia, através do governador Jerônimo Rodrigues, é mais uma prova de que a cultura e o turismo do interior baiano seguem em expansão, promovendo não apenas lazer, mas também desenvolvimento econômico e social. A presença de diversas autoridades reforçou o prestígio da festa, como o prefeito de Rio de Contas, Célio Evangelista, a prefeita de Livramento, Joanina Sampaio, o prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito e o ex-prefeito de Dom Basílio, Roberval Meira, atual Diretor da Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia. Todos foram recepcionados com entusiasmo pelo anfitrião da noite, o prefeito Fernando Santos, que percorreu o circuito ao lado da primeira-dama Dorinha e de lideranças políticas e do povo.
Segundo o prefeito Fernando, que se mostrou radiante com o sucesso da edição 2025, o Dom Basílio Folia já está confirmado para 2026. “É um evento de grande importância para nossa região e, com certeza, já está fixado em nosso calendário, o evento superou as expectativas. Festas como essa só aumentam o potencial turístico da nossa cidade, divulgando Dom Basílio para além das fronteiras da Bahia. Tivemos o prazer de receber visitantes de várias partes do estado e até de fora dele”, comemorou.
Além de celebrar o aniversário da cidade, a folia é um importante vetor de crescimento econômico. A festa, realizada fora da época tradicional do Carnaval, movimenta a economia local, gerando empregos temporários e aquecendo o comércio com a venda de alimentos, bebidas, fantasias e serviços diversos. Restaurantes, hotéis, ambulantes e comerciantes em geral colheram frutos da intensa movimentação de turistas de cidades como Brumado, Livramento, Rio de Contas, Vitória da Conquista, Paramirim, entre outras do Vale do Paramirim e do Sertão Produtivo.
O prefeito destacou ainda que o compromisso com a oferta de lazer de qualidade é tão relevante quanto as ações e obras desenvolvidas pela gestão. “Temos buscado oferecer ao nosso povo aquilo que ele merece: eventos bem organizados, com grandes atrações e estrutura de qualidade. Isso fortalece a identidade cultural, promove o bem-estar e atrai novos olhares para nosso município, agradeço ao governador Jerônimo pelo apoio e por acreditar na força do turismo da nossa região.”
Com uma mistura de marchinhas, samba, axé music e outros estilos, o Dom Basílio Folia mais uma vez provou que a cidade sabe como fazer festa. Entre os foliões, o que se viu foi gente bonita, alegria escancarada e um sentimento coletivo de pertencimento. O clima era de paz, segurança e celebração exatamente como deve ser. Dom Basílio encerrou a folia de 2025 com a certeza de que, mais do que uma festa, o evento representa um símbolo de união, orgulho e desenvolvimento. Que venha 2026!
Na manhã desta segunda-feira (07), dia oficial em que se deu a emancipação, aconteceu a cerimônia cívica de hasteamento da bandeira, em solenidade que contou com as presenças, do prefeito, presidente da Câmara, vereadores e demais autoridades defronte ao paço municipal, em seguida a missa solene de ação de graças, que foi prestigiada pela população, autoridades e convidados ilústres como o deputado Federal Valdenor Pereira.











