Apesar de ter enfrentado um mandato repleto de dificuldades, crise financeira, seca inclemente, poucos recursos, Dr. João Paulo, o prefeito  de Érico Cardoso, demonstrou na prática, que para gerir um município carente, é necessário estar realmente compromissado com o bem estar da sua gente, preocupado com o dia a dia de cada comunidade, olhando nos olhos do seu povo, atendendo e dando prioridade as necessidades mais urgentes, enfim, realizando um governo próximo do povo, o que lhe rendeu ainda mais gratidão, amizades e respeito da maioria.

Chegando novamente ao período eleitoral, João Paulo e seu grupo político, parte naturalmente para uma campanha limpa, legítima, discutindo os problemas, ouvindo a população e de forma surpreendente, recebendo o apoio incondicional das comunidades e diversos segmentos sociais.

Isso foi notado no último domingo, quando a ala jovem da campanha pela reeleição, organizou uma confraternização, que reuniu mais de cinco mil pessoas, milhares de motocicletas e centenas de carros, na maior carreata da história política do município de Érico Cardoso. A comunidade da sede e de toda área rural, num clima de festa, alegria e  entusiasmo, vieram abraçar o médico amigo, o prefeito e candidato, cada participante, fez questão de permanecer ao final na praça da Matriz, aplaudindo, vibrando com os depoimentos, para demonstrar a alegria de ali estar de forma espontânea, em solidariedade a quem muito fez por aquela terra.

Autoridades políticas, como os deputados Paulo Rangel (estadual) e Sérgio Brito (Federal), além de Josafar Marinho, representante do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, o ex-prefeito Dr. Antônio Medrado, Vereadores, candidatos e lideranças, protagonizaram uma grande festa da democracia. A oposição, por sua vez, ainda tentou apresentar na segunda-feira (3/09), uma “Pesquisa de Intenção de voto”, tentando rebater o movimento realizado, porém a referida divulgação foi motivo de piadas na feira-livre do município, pois, segundo se apurou, nem mesmo os seguidores do candidato oposicionista, acreditaram na suposta frente declarada na pesquisa apresentada, principalmente depois da estrondeante manifestação protagonizada pelo grupo situacionista.