Institutos Datafolha e AtlasIntel divulgaram levantamentos. Apesar de números divergentes, é real a subida do candidato de Lula que antes era desconhecido.

Foram divulgadas no final desta quarta-feira (21) e no início da manhã de quinta-feira(22), os resultados de dois novos levantamentos estatísticos que auferiram as intenções de voto para governador da Bahia em  02 de outubro. Faltando 10 dias para a eleição, a pesquisa Datafolha, contratada pela Rádio Metrópole, aponta que o candidato do União Brasil, ACM Neto, tem 48% das intenções de votos, oscilando 1 pp (ponto percentual) para baixo na comparação com a consulta anterior do dia 14 de setembro. Já o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, permanece, em segundo lugar, com 31% das intenções de votos, crescendo mais 3 pontos. O bolsonarista João Roma (PL), se manteve estável, com 8%, oscilando 1 pp. para baixo. O candidato Marcelo Millet (PCO) teve 1%. Kleber Rosa (Psol) e Giovani Damico (PCB) não pontuaram. Segundo o Datafolha, ACM Neto já perdeu 6 pontos percentuais de agosto até aqui e Jerônimo segue numa crescente, ganhando 15%. Os votos em branco e nulo somaram 6%. Já não souberam responder são 6%. A pesquisa ouviu 1.526 eleitores, e foi feita entre 19 e 21 de setembro. A margem de erro é 3pp. O nível de confiança é de 95%. A consulta está registrada no TSE : BA-07738/2022 e BR-09822/2022.

Diversos analistas da Bahia, já concordam que o segundo turno é certo e essa onda de crescimento do candidato de Rui e Lula, preocupa a turma de Neto, que enxerga mais não assume que há a possibilidade de uma virada ainda no primeiro turno. Há 10 dias das eleições, Jerônimo sobe, Neto cai e Roma estagna. Coordenadores da campanha de Neto torcem para que não haja mais tempo para mudanças.

De Acordo com a Pesquisa do Instituto AtlasIntel, os números são bem piores para ACM Neto, existindo apenas nove dias de campanha oficial, as pesquisas apontam Jerônimo crescendo, ACM Neto caindo e João Roma estagnado. Veja as pesquisas Datafolha/Metrópole, por exemplo. Na primeira, em agosto, Neto tinha 54%, Jerônimo 16%, João Roma 8%. Na da semana passada, respectivamente 49%, 28% e 8%. E na de ontem 48%, 31% e 8%. Se continuar essa tendência a chapa vai esquentar! O xis da questão é saber até que ponto isso vai chegar. É nas urnas que isso será aferido com precisão.

Segundo o AtlasIntel/A Tarde, Jerônimo Rodrigues (PT), voltou a assumir a liderança da corrida pelo governo do estado e abriu uma vantagem de quatro pontos percentuais sobre o segundo colocado, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil). Os números da AtlasIntel/Grupo A TARDE, está confirmada uma tendência de crescimento do candidato petista. No intervalo de uma semana, desde o último levantamento, Jerônimo teve um avanço de 10% nas suas intenções de voto, chegando a 44,5%. E passando a frente de Neto. Tomando por base a primeira pesquisa divulgada em 17 de julho, o ex-secretário de educação cresceu 36% e foi o único a avançar em todas os levantamentos. ACM Neto começou na liderança, oscilou para baixo, recuperou alguns votos e agora aparece com 40,5%, 0,8 pontos acima do índice registrado em julho. Pela margem de erro, Jerônimo e Neto estão tecnicamente empatados. A novidade é que em um eventual segundo turno, o equilíbrio permanece, com 47% de intenções de voto para o petista e 45,7% para o ex-prefeito de Salvador. Apesar do empate, é a primeira vez que Jerônimo aparece à frente também no cenário de segundo turno.

De acordo com os resultados da pesquisa AtlasIntel, o equilíbrio aponta para definição das eleições no 2º turno, com previsão de que ambos os candidatos cheguem no dia da eleição próximos de 50%. O instituto ganhou notoriedade após projetar, com alto nível de precisão, os resultados das eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos, em 2019 na eleição do presidente da Argentina, além dos pleitos presidenciais do Chile (2020) e Colômbia (2022).  Nas eleições municipais de São Paulo, em 2020, foi o único instituto que detectou a distância percentual entre os candidatos Bruno Covas e Guilherme Boulos.

Se depender da Bahia, Lula vai dar de lavada! O levantamento da AtlasIntel mostra que o ex-presidente Lula (PT) teria 67,2% dos votos se a eleição fosse hoje. Significa que dois de cada três baianos votam no petista. Um desempenho extraordinário, com crescimento geral, em todos os segmentos, tanto no primeiro quanto em um eventual segundo turno.