Conforme anunciamos, estando há exatos 365 dias para as eleições municipais, nossa equipe de redação irá abordar temas inerentes às disputas internas de bastidores em cada grupo político das cidades da nossa região.

Por se tratar de um número elevado de municípios, para que a leitura não se torne monótona, decidimos dividir por grupos. A cada dia, falaremos sobre o que se noticia em alguns dos municípios da Chapada, Bacia do Paramirim e adjacências.

 

JUSSIAPE:

Depois da tragédia que abalou não somente o município de Jussiape, como a Bahia, e o Brasil, sendo o prefeito Procópio Alencar, a primeira-dama e um funcionário da Embasa mortos a tiros, em novembro de 2012, logo após Dr. Procópio ter sido reeleito nas urnas.  Assumiu então o seu vice Gilberto Freitas, homem simples, que buscou se dedicar no comando do executivo, contando com o apoio de todo o grupo.

Ocorre que, talvez a oposição, tida como fraca, não consiga êxito contra os planos do prefeito Gilberto (Bel) em ir para a reeleição. O problema pode estar justamente dentro do grupo, que na opinião de muitos, demonstra forte interesse na candidatura do filho do ex-prefeito Dr. Procópio, boa parte da população quer ver Robson governando Jussiape.

Até este momento, Robson ainda não se pronunciou de público, porém, é cada dia mais forte o boato de que, para atender a vontade do povo, Ele venha  se lançar candidato, embolando de vez o pleito, com amplas chances de se eleger, mesmo com o atual prefeito insistindo na reeleição, o que é um direito do gestor.

 

RIO DE CONTAS:

O atual prefeito Dr. Márcio Farias, vem buscando conduzir o processo de escolha do candidato, dentro da transparência, de forma democrática, dialogando, ouvindo pessoas, com espírito agregador, não deseja desunião. Dr. Márcio, que já é reeleito fez um bom trabalho no município e quer que o seu sucessor saia fortalecido para o pleito eleitoral com o aval de todo o grupo da situação.

Existem pelo menos três nomes que pleiteiam a cabeça de chapa pelo grupo do prefeito:  Luciano Pierrot, presidente da Câmara Municipal, João Farias, Secretário e Udson, forte liderança, que assim como o prefeito tem origens no interior do município (Distrito de Arapiranga). Uma difícil decisão, que está sendo trabalhada com cautela.

Já pelo lado da oposição, as notícias são de que o ex-candidato Cristiano Azevedo, médico que atua em Rio de Contas, deve encabeçar a chapa, estando ainda a se decidir sobre o nome para ser candidato a vice. Recentemente circulou inclusive uma foto na mídia, em que Cristiano aparece reunido com o prefeito Márcio, porém, logo foi descartada qualquer aliança e a briga deve ser mesmo quente na terra do frio.

 

DOM BASÍLIO:

A pequena Dom Basílio, foi também cenário de triste acontecimento envolvendo  o falecimento do prefeito eleito Dr. Marilton Matias de 46 anos, que veio a óbito em decorrência de um câncer. Marilton morreu em janeiro de 2014, assumindo o posto de prefeito o vice João Careca. Este, por sua vez, apesar de ter tido vasta experiência como político, vereador e liderança, não conseguiu se destacar no executivo.

João Careca, que não detém bons índices de aprovação, já anunciou que abre mão do seu direito à reeleição, deixando, portanto o caminho aberto para quem desejar pleitear o cargo de prefeito. Existem nomes fortes nos dois grupos, dentre os quais Lelé, o médico ex-prefeito Dr. Alfredo, Roberval, Fábio Bonfim, o próprio Zé Maria não está descartado, além de Luciano, dentre outros nomes. Certeza é que Dom Basílio terá um novo prefeito.

 

LIVRAMENTO:

Situação atípica acontece nesse momento em Livramento no que diz respeito à política local e o que se desenhava há algum tempo. O atual prefeito Paulo Azevedo, que realizava um governo isolado, sem grandes realizações, perdendo aliados, recebendo pesadas críticas da imprensa, chegou inclusive a anunciar que não mais seria candidato, ou seja, abriria mão da reeleição.

Não se sabe explicar como, o gestor, em plena crise financeira, resolve reagir, inaugurando obras, pavimentando bairros que se encontravam abandonado, reaproximando-se de lideranças fortes, se não conseguiu obter os aplausos da maioria da população, consegue nesse momento, talvez pela falta de grandes lideres, se manter de pé, apesar das críticas.

Quanto ao cenário político, a oposição sinaliza com dois grupos distintos, o do ex-prefeito e segundo informações pré-candidato Carlão, que disputa espaço agora com o seu afilhado político, o ex-candidato derrotado Ricardinho. Há ainda a conversa de que a briga nesse grupo, não é somente pela cabeça de chapa, como também pela indicação a vice. Boatos de bastidores dão conta de que o vereador Cidão Aracatu não abre mão do posto.

Um segundo grupo, que todos imaginavam vir forte para as eleições municipais, devido à expressiva votação obtida no ano passado, é o grupo do pré-candidato Gerardo Júnior que perdeu a eleição para deputado estadual. Uns atribuem o fraco desempenho junto a opinião pública, a falta de militantes e recursos, afinal, não é fácil concorrer ao cargo de prefeito de Livramento sem tais atributos. Segundo levantamentos, Gerardo vem definhando vertiginosamente.

No grupo hoje tido como de situação, surge forte o nome do ex-prefeito Emerson Leal, pai do Deputado Estadual Nelson Leal e colaborador na eleição de Paulo Azevedo. Existe quem aposte que Dr. Emerson o “Priquitão” como é conhecido no meio político, já está definido como o candidato do grupo. Ele conta com apoio maciço dos aliados, Isto é, contando com o afastamento do atual prefeito que não seria mais candidato. Porém, pessoas próximas a Paulo, comentam que é melhor aguardar, pois, cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Deixando no ar, que até as convenções municipais, muita água ainda vai rolar.

 

PARAMIRIM:

Apesar de todos os recentes acontecimentos, perseguições, proliferação de boatos mentiras de todas as espécies, que é a principal arma daqueles que não possuem projetos para apresentar, o atual prefeito Dr. Júlio Bernardo, segue com o prestígio elevado junto à opinião pública. Provando que o trabalho desenvolvido há décadas, tornou-se sólido no coração e na mente da maioria da população. Júlio passou por momentos difíceis, injúrias, calúnias, difamações, inclusive de alguns membros do próprio grupo, o chamado fogo amigo. Resistiu bravamente, com a certeza de quem nada deve. Os fatos seguintes foram distinguindo o que era realidade e derrubando por terra os falsos argumentos dos que torcem sempre pelo pior, não se importando com o povo, muito menos com a terra.

Na seara política, movimentação mesmo só se observa nos grupos de oposição. Pelo que se noticia, em Paramirim hoje existem três diferentes facções políticas militando paralelamente.

Existe o grupo de oposição que concorreu contra Dr. Júlio, que inclusive já declarou em público através de blogs, que os ex-petistas Dr. Antônio (Tolinha) e Luiz Caíres, agora no PMDB, são pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente, do município de Paramirim. Em 2008 eles enfrentaram o atual prefeito, Júlio Bernardo, e perderam as eleições por uma grande diferença de votos. Em 2012 voltaram a concorrer, perdendo novamente para o prefeito que teve a reeleição garantida. Esta mesma chapa, Segundo Luiz Caires, estará na disputa de 2016 por legitimidade.

Outra parcela, ligada ao ex-prefeito Dr. Silvio Umberto e ao ex-deputado Gilberto Brito, agora no PSB, atesta de pés juntos que Gilberto será também Candidato a prefeito de Paramirim, podendo ter como companheiro de chapa o ex-prefeito Silvio ou outro nome a ser definido. Fato é que, após longos anos residindo distante da sua terra, o ex-deputado passa a ser visto com mais frequência, participando de reuniões, gente ligada ao seu grupo, aposta no seu retorno.

Um terceiro grupo corre por fora e segundo informações envidas à nossa redação pelo comunicador Edimar Almeida via Whatsapp, a melhor alternativa para fazer a mudança em Paramirim com um novo propósito é o nome do ex-vereador Osório dos Anjos. Osório foi vereador em mandatos passados, porém, desistiu de concorrer nas últimas eleições e agora tem o seu nome cogitado para ser candidato a prefeito por um grupo alternativo de oposição.

Por fim, aguarda-se para os próximos dias, o anuncio oficial do candidato ou da chapa majoritária do grupo da situação, que será apoiado pelo prefeito Dr. Júlio Bernardo. As expectativas são grandes, existindo inclusive especulações sobre quem seria o escolhido dentre alguns nomes que já demonstraram esse desejo. Em todas as oportunidades em que foi indagado sobre esse assunto, o prefeito declarou que analisa com respeito, de forma responsável, ouvindo lideranças, para que se chegue a um consenso positivo, um nome que possa realmente dar sequencia ao desenvolvimento de Paramirim, zelando pelo povo. A verdade é que, ninguém do forte grupo situacionista sabe afirmar ainda quem será o candidato. Isso deve ser anunciado de público em uma próxima oportunidade de forma solene.

Resumindo, em Paramirim desenhou-se um cenário inédito, com três pré-candidatos da oposição já praticamente definidos, aguardando apenas o anuncio do candidato do prefeito. Quando teremos então, (permanecendo essa tendência), quatro candidatos buscando o voto popular no intuito de alcançarem o poder. Em se confirmando esse cenário, as eleições de 2016 prometem! Quem puder mais chora menos.