Uma nova pesquisa de intenção de votos, realizada pelo renomado Instituto de Pesquisas Plataforma 4 Comunicação e Marketing/Jornal O Eco Ltda, levantamento estatístico feito por iniciativa própria do veículo de comunicação e Instituto, para informar leitores e a população da região, colheu os dados em campo nos dias 09, 10 e 11 de agosto de 2016, entrevistando 323 eleitores do município, obedecendo o sistema de amostragem por alocação proporcional, aplicando os questionários na sede e diversas localidades da área rural, pré-definidos no plano amostral.
A pesquisa que foi registrada junto ao TSE sob o nº BA-02738/2016 revela que o candidato da oposição local, inicia a disputa com uma liderança considerável em relação ao segundo colocado. Roberval obteve 48% na questão estimulada de intenção de votos (quando o pesquisador apresenta os nomes ao entrevistado), enquanto Dr. Alfredo atingiu 27% das intenções. 3% declararam a intenção de votar Branco; 8% se declararam indecisos, 2% afirmaram não ter intenção de votar em nenhum; 1% disse votar nulo e outros 11% não souberam ou não quiseram opinar.
Buscando medir o índice de rejeição de cada candidato, o instituto Plataforma 4 detectou que Dr. Alfredo obteve 41% de rejeição (quando o entrevistado afirma intenção de não votar), enquanto Roberval obteve 21%; os que não rejeitam nenhum dos candidatos somam 5% e outros 33% não quiseram ou não souberam opinar.
Quanto à avaliação do desempenho do atual gestor municipal João Careca, os resultados apresentaram os seguintes números sobre a administração: Ótima 0%; os que consideraram Boa foram 3%; avaliaram como regular 19%; a parcela que classificaram como ruim somou 30%; outros 45% consideraram como péssima; 1% não opinou e 2% não souberam responder.
A pesquisa avaliou também o indice de definição da intenção de votos nos candidatos e detectou que 63% afirmaram que a sua intenção já está definida (conforme o gráfico acima), outros 7% afirmaram que ainda podem mudar a intenção e 26% não souberam ou não quiseram opinar.
PESQUISA REALIZADA ENTRE OS DIAS 09, 10 e 11 de AGOSTO de 2016, TENDO ENTREVISTADO 323 ELEITORES POR AMOSTRA ESTRATIFICADA COM ALOCAÇÃO PROPORCIONAL – INTERVALO DE CONFIANÇA: 95% OU 0,05 DE SIGNIFICÂNCIA – ERRO PADRÃO: 5% – PESQUISA REALIZADA POR INICIATIVA PRÓPRIA DA PLATAFORMA 4 COMUNICAÇÃO E MARKETING/JORNAL O ECO – CNPJ: 08.624.076/0001-08 – CONRE DA EMPRESA=021/2008. ESTATÍSTICA RESPONSÁVEL: DANIELA ALVES FERREIRA DE SOUZA: CONRE=8032 OBJETIVO: INFORMAR A POPULAÇÃO DA REGIÃO. NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO DA PESQUISA: BA-02738/2016.