A Prefeitura Municipal de Paramirim, através da Secretaria de Finanças representada pelo Secretário e também Vice-Prefeito Robson Martins, apresentou nesta quarta-feira em audiência pública na Câmara de Vereadores a prestação de Contas do 1º. Quadrimestre de 2013.
O evento cumpre uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000) e permite que a população tenha a possibilidade de acompanhar onde e como estão sendo aplicados os recursos arrecadados pelo Executivo Municipal.
O Secretário, homem de experiência incontestável, tendo sido vereador, Presidente da Câmara e hoje vice-prefeito, possui conhecimento pleno das atividades e tem correspondido com as expectativas da população. Robson Martins, que é braço direito do Prefeito Dr. Júlio, tem cumprido rigorosamente o que diz a Lei e novas normas, sempre preocupado em manter o município dentro das exigências legais, avaliou positivamente os números apresentados, principalmente em relação à diferença entre receita e despesa que ficou em um patamar considerado satisfatório e que demonstra um gerenciamento eficaz das contas públicas, comprovando que o município está adequado com o que determina o Tribunal de Contas no que diz respeito aos gastos públicos com saúde, educação, quadro de funcionários, etc. Dando maior visibilidade à área de saúde que é destaque no município, servindo de modelo inclusive para outros de maior porte. A educação também é uma área bastante contemplada, tendo sido os seus profissionais concursados, gratificados recentemente com abono salarial, coisa cada vez mais rara.
A audiência das metas fiscais, de acordo com a LRF, é realizada a cada quatro meses para que o Executivo possa prestar contas aos vereadores e à população de forma transparente sobre a arrecadação e aplicação dos recursos que compõem o orçamento do município. “A audiência é uma oportunidade para aqueles que querem se manter informados sobre as ações e despesas da administração pública. É importante que as pessoas entendam como funciona todo o processo e onde o governo municipal planeja investir”, explica Robson Martins.
Após sua explanação, o vice-prefeito foi sabatinado, respondendo a questionamentos principalmente de vereadores, que ao final se declararam satisfeitos com as informações prestadas com clareza. O vice-prefeito lembrou ainda, que permanecerá à disposição não somente da Câmara, como também de qualquer cidadão paramirinhense, para esclarecer dúvidas que eventualmente surgirem a respeito da gerência administrativa dos recursos do município.
“Apesar de ser uma obrigação dos gestores e sua equipe, é para nós que fazemos parte deste governo, uma satisfação, demonstrar balancetes, detalhar despesas, informar onde e como devem ser aplicados os recursos arrecadados. A população deve acompanhar cada vez mais, para que possa estar por dentro do que ocorre nos diversos setores e assim, ao formularem críticas ou sugestões, o façam conscientes da verdade e não por ouvir dizer. Por isso é importante a participação popular nas atividades do governo municipal”. Encerrou Robson Martins.