Vídeo levou muita gente às lágrimas, pela primeira vez na história, a população não terá os tradicionais festejos em homenagem ao padroeiro do lugar.

O São João de Dom Basílio, uma das maiores festas populares de toda a região, que festeja o padroeiro do município São João Batista, foi cancelado pela primeira vez na história. Uma medida inevitável para a segurança da população em tempos de pandemia. O vídeo publicitário contendo o anuncio oficial, levou às lagrimas não somente organizadores e filhos do lugar, como também amantes do bom forró que curtem a festança na cidade de Dom Basílio, tendo sido um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e aplicativos.

De acordo com a atual gestão municipal, a decisão foi tomada diante das medidas adotadas pelo prefeito no combate ao coronavírus. Ainda de acordo com informações, esse foi o jeito que a Prefeitura de Dom Basílio encontrou para atender as recomendações de saúde, evitando aglomerações. “No tempo oportuno, acontecerão novos comunicados, detalhando o cancelamento da programação “. Disse o prefeito Roberval. 

A mesma situação deverá ocorrer com todas as cidades da Bahia que realizam as principais festas de São João no estado, tanto públicas quanto privadas – o estado enfrenta o crescimento diário de casos confirmados e mortes por conta da Covid-19. Outras prefeituras como Senhor do Bonfim, Irecê, Seabra, Miguel Calmon, Amargosa, Cruz das Almas, Itaberaba, Santo Antônio de Jesus, Piritiba, Conceição do Almeida e Vitória da Conquista, já anunciaram o cancelamento dos festejos juninos de 2020. O valor do prejuízo econômico por conta do cancelamento não foi divulgado.

VEJA VÍDEO COMUNICADO:

No comunicado em vídeo, a mensagem para o povo de Dom Basílio e região, lembra que o momento é de concentrar esforços em salvar vidas, e contar com recursos financeiros e de pessoal para o enfrentamento da pandemia. O texto termina com uma exortação de esperança: “Na certeza de que a preservação da vida humana está sendo colocada acima de qualquer outro interesse, temos a certeza de que em 2021, essa tradição será festejada com muito mais entusiasmo e sentimento de libertação”.

“É com o coração apertado, muita tristeza no nosso íntimo que tomamos esta decisão, mas, tenho convicção de que a preocupação fala mais alto diante da atual situação. Sei o quanto os festejos alegram nossa gente, em muitos casos é a única oportunidade de reencontros de familiares. Além de toda a tradição nas reverências ao nosso padroeiro, o São João de Dom Basílio, ajuda a impulsionar a economia local. Apesar de ser uma decisão difícil, é o caminho certo a seguir para que possamos frear a disseminação do vírus”, disse o prefeito Roberval Meira.