Levantamento realizado pelo Instituto Real Time para a rede Record, indica que com o apoio de LULA o ex-governador Jaques Wagner decola e já embola intenções de votos.

Em uma nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira (23) pelo Instituto Real Time/Record, o cenário na corrida pelo governo do Estado da Bahia, vai tomando forma e os dois principais candidatos já aparecem muito próximos. O resultado indica ainda que, com apoio de Lula, o ex-governador e atual senador Jaques Wagner empata tecnicamente com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto. Isso segundo analistas políticos já era esperado como consequência da força de Lula na Bahia.

O fenômeno se torna evidente em um dos cenários da pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta manhã, quando mostra o senador Jaques Wagner (PT) empatado tecnicamente, no limite da margem de erro, com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), nas intenções de voto pelo governo da Bahia. O petista consegue encostar, dentro da margem de erro, quando colocado ao lado do nome do ex-presidente Lula (PT). Neto é colocado como independente.

A margem de erro do levantamento, contratado pela Record TV Itapoan, é de três pontos.

Cenário estimulado:

ACM Neto (independente) – 40%
Jaques Wagner com Lula – 34%
João Roma com Bolsonaro – 12%
Bernadete com Boulos – 2%
Branco / Nulo – 9%
Não sabe – 3%

Quando o pré-candidato é o também senador pela Bahia Otto Alencar, ventilado para substituir Wagner na cabeça de chapa, a diferença aumenta significativamente.

Cenário 2 – Estimulado

ACM Neto (UB) – 48%
Otto Alencar (PSD) – 17%
João Roma (Rep) – 10%
Bernadete (PSOL) – 7%
Branco / Nulo – 10%
Não sabe – 8%

A pesquisa está registrada no TSE (BA-07144/2022BA-07144/2022). A Real Time Big Data ouviu 1.200 pessoas por telefone. A margem de erro de aproximadamente 3,0% para um intervalo e confiança de 95%.