Iniciativa brilhante e organização impecável da Prefeitura, com o apoio do Governo do Estado, antecipou em alto estilo a folia momesca, inaugurando nova opção da festa na região .

Mais uma opção de sucesso, que promete se firmar no calendário festivo de Ibipitanga, a 1ª edição do Carnaval Cultural, surpreendeu pela organização, recorde de público e muita animação da garotada, juventude e gente de todas as idades que literalmente caíram na folia no circuito, balançando o centro histórico da cidade ao som do trio elétrico Oásis. Foram dois dias de muita diversão lazer e valorização das tradições. A iniciativa da Prefeitura Municipal, que contou com a organização da Secretaria Municipal de Cultura, através do atuante Patrício Leikson, movimentou o último final de semana na cidade, que teve como parte das festividades a finalíssima do campeonato de futebol, integrando também atletas locais e regionais em uma magnífica festa cultural e desportiva.

O 1º carnaval cultural de Ibipitanga, teve uma programação diversificada durante os dias 14 e 15 de fevereiro. A folia aconteceu dentro de um clima de muita alegria, descontração, segurança, conforto e paz, com todos os nativos e visitantes curtindo mais esta opção de lazer que veio para ficar no calendário festivo da cidade. A proposta foi fazer uma festa democrática, totalmente gratuita e inclusiva. A primeira noite do carnaval antecipado de Ibipitanga foi marcada pela energia e graciosidade  das crianças, muita alegria, gente bonita e animação a flor da pele. Atrações infantis iniciaram a folia por volta das 18hs, abertura oficial, apresentação das marchinhas, concurso de fantasias e as apresentações culturais.

No segundo dia, a concentração começou por volta das 16:hs na Praça da Feira, uma multidão invadiu o circuito que tomou todo espaço, desde a prefeitura até a praça de eventos. Ao longo da avenida a galera vibrou e se descontraiu em harmonia ao longo de ruas e avenidas do centro histórico. A presença maciça de moradores e foliões de outros municípios, surpreendeu os organizadores, confirmando que esta foi uma escolha acertada, ao ofertar a antecipação da folia momesca em data propícia, atraindo público e renda para o município. A prefeitura e toda organização se preocuparam em dotar o evento de estrutura digna e grandes atrações. Além das bandas locais, orquestras de sopro, os artistas: Michel Firmino; Som do Povo e a Banda D’Look, balançaram a massa até a madrugada chegar.

Importante registrar que todo esforço e dedicação da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Cultura, contou com o patrocínio decisivo do Governo do Estado da Bahia, através da SUFOTUR – Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia e da organização do Carnaval da Bahia – 40 Anos do Axé, além do apoio importante e sempre presente da Câmara Municipal de Vereadores, das Polícias Civil e Militar, além de outros parceiros que contribuíram para o sucesso, segurança e comodidade deste evento que agitou a cidade e agradou a todos que participaram da folia antecipada em Ibipitanga.

O prefeito Humberto Raimundo (Beto), assim como o vice-prefeito Baíta, um dos maiores incentivadores dos eventos festivos e culturais na cidade e nas comunidades rurais, expressaram muita satisfação com o sucesso do pré-carnaval cultural, enfatizando a importância de proporcionar momentos inesquecíveis para moradores e visitantes. “Estamos felizes em ver a comunidade reunida, celebrando com alegria e segurança o 1º Carnaval Cultural na cidade. Festa que promete ser um novo marco em nossa história festiva, estamos empenhados em tornar este carnaval uma experiência única para todos”, afirmou o vice-prefeito Baíta.

O prefeito Beto, também emocionado e surpreendido com a dimensão do evento, falou sobre a folia,  ressaltando a relevância de eventos como o Carnaval, destacando a participação entusiasmada da população, especialmente das crianças e jovens. “Estamos trabalhando para garantir que o Carnaval Cultural siga acontecendo todos os anos, abrindo mais uma agenda festiva, gerando renda e ofertando o lazer para a nossa gente, sempre em um ambiente seguro e divertido para todos”, declarou, enfatizando o papel do evento na promoção do turismo local e no fortalecimento dos laços comunitários.