Avalição dos 100 dias de governo, obras e serviços em andamento, grandes projetos para o mandato e lançamento da programação dos festejos de Santo Antônio

Próximo de completar 100 dias de gestão, o prefeito de Paramirim, Dr. João Ricardo Brasil Matos (AVANTE), recebeu a equipe de reportagem do Jornal e TV O Eco, para uma entrevista exclusiva, tendo sido abordado em diversos aspectos, o gestor com peculiar serenidade e equilíbrio em suas colocações demonstrou mais uma vez, humildade e experiência administrativa ao discorrer sobre matérias polêmicas, apresentando respostas convincentes a respeito de temas importantes ocorridos nesse período de pouco mais de três meses no comando do executivo local.

Indagado inicialmente sobre como está sendo conciliar a vida familiar, a administração do seu escritório de advocacia que atende clientes do setor público de diversos municípios da região e a atividade de prefeito de Paramirim, Dr. João Ricardo externou as dificuldades enfrentadas na divisão de tempo, reconhecendo que, apesar de todos esforços do dia a dia, os compromissos como gestor público e o desejo latente de corresponder com as expectativas da população, tem lhe ocupado muito mais do que pensava. No entanto, segundo João, tanto a vida profissional, o escritório e seus colaboradores, como a família, entendem e estão incentivando-o a dar o melhor de si. “Reconheço que não é tudo como antes, priorizar a gestão nos impede de maior tempo presente nas atividades de pai de família, no entanto, eu tenho procurado me esforçar e graças a Deus, tenho uma família que me entende e incentiva. O mesmo ocorre no escritório, com os nossos colegas e colaboradores suprindo as minhas ausências para cuidar da missão sublime, gerir bem Paramirim”. Disse o prefeito.

Falando sobre os primeiros dias da sua gestão, João demonstrou empolgação ao elencar as principais ações e muitas expectativas positivas nos projetos que está plantando agora e que em breve se tornarão marcos indeléveis da administração. Depois de sintetizar ações iniciais, como a continuidade de obras do asfaltamento da estrada que liga o Distrito de Canabravinha, que está em fase de conclusão, pavimentações de vias, urbanizações de povoados como as construções de praças em comunidades importantes, aquisições de veículos, ônibus escolares, tratores e máquinas agrícolas, extenso cronograma de recuperação das estradas vicinais, reformas e melhorias significativas na rede municipal de educação, melhorias e reorganização nos atendimentos de saúde que hoje é referência, adequações necessárias em diversos setores visando atualizar a formatação para melhorar o atendimento ao público, enfim, o prefeito resumiu e avaliou suas ações com naturalidade, tendo a humildade de reconhecer as obras que foram iniciadas pelo ex-prefeito Beto e que estão sendo concluídas nos primeiros meses da sua gestão. “A gestão anterior de Gilberto Brito, deixou Paramirim como um dos poucos municípios que mantém um elevado nível de organização na gestão, graças ao que encontrei, estamos conseguindo continuar e melhorar a cada dia”. enfocou o gestor.

Falando sobre os projetos de grande vulto, João Ricardo Fez questão de ressaltar sua visão de que um governo somente alcança metas se houver planejamento e isso tem sido o objetivo primordial nesses primeiros dias. O prefeito elencou exemplos de obras que impactarão além do turismo, mobilidade e infraestrutura, também na melhoria de vida e consequentemente no impulsionamento de Paramirim para a região, como referência na saúde, pólo econômico e centro turístico no Vale do Paramirim e região sudoeste. “Dentre os grandes projetos já planejados, nós temos o anel rodoviário, a recuperação de toda a orla da lagoa da cidade, a ampliação de todo o perímetro do nosso balneário, com expansão prevista que impactará no conforto e consequentemente na ampliação do turismo que é cientificamente comprovado como uma das atividades que atrai maior retorno socioeconômico para municípios como o nosso, que possuem esse potencial. Temos ainda a construção de escolas, reformas no hospital, construção de quadras poliesportivas, dentre muitos outros”. ressaltou.

Ainda sobre o fortalecimento do turismo, o prefeito foi questionado a respeito dos eventos festivos e culturais, que, para além das homenagens em datas marcantes, do avivamento de tradições centenárias e da oportunização do lazer aos munícipes, as festas públicas também são responsáveis pelo aquecimento da economia, geração de trabalho e renda. O Eco quis saber se diante da seca e da crise financeira que o país e o mundo atravessam, seria viável a realização dos festejos sem prejuízo aos serviços e obrigações da prefeitura para com a sociedade. Dr. João Ricardo ponderou incialmente que tais eventos tradicionais fazem parte da vida das pessoas de Paramirim e que hoje, segundo ele, com o apoio do governo do estado e das emendas parlamentares, é possível sim realizar as festas. “Vocês acompanharam, nós realizamos um dos melhores carnavais da história de Paramirim e desde aquela data, já tínhamos planejado os nossos festejos de Santo Antônio, inclusive com a contratação de bandas e atrações musicais. Isso só foi possível, graças às ajudas significativas do governo do estado, o nosso governador Jerônimo é um amigo desta terra, contamos também com o apoio dos nossos deputados, que com suas emendas, ajudam demais a prefeitura a realizar os eventos. Na próxima sexta-feira 04 de abril, teremos o lançamento oficial da grade de atrações do Santo Antônio, aproveito para convidar a todos para estarem presentes nesse lançamento, quando serão revelados grandes nomes para nossa festa junina”. disse o prefeito.

Ao ser questionado sobre o seu posicionamento quanto à eventuais comparações dos festejos de Santo Antônio com outras festas juninas da região, o prefeito foi feliz em colocar que essas tentativas de rivalizar, de criar situações ou climas de competições, são práticas imaturas e completamente incabíveis. “Tenho dito aos nossos munícipes e a todos os nossos colaboradores, que o Santo Antônio de Paramirim é uma festa única, que abre o mês junino, nossa festa não concorre com nenhuma outra da região. O Santo Antônio de Paramirim é de Paramirim, devemos nos preocupar em buscar nos aperfeiçoar a cada novo evento. Estamos por exemplo melhorando a estrutura, construindo uma série de novos sanitários públicos na praça, enfim, devemos nos preocupar em fazer o nosso melhor sem rivalizar, isso na minha visão, é coisa banal, sem fundamento que edifique em nada”. Asseverou o chefe do executivo.

Por fim, esclarecendo a afirmação sobre o seu posicionamento enquanto prefeito, tendo sido um dos primeiros a descer do palanque e com humildade trabalhar, buscando acertar nas suas intervenções, João Ricardo foi contundente em confirmar que essa sempre foi a sua linha de conduta. “O prefeito deve entender que a campanha passou, as eleições foram definidas e portanto, as rivalidades, o acirramento ficou no passado. Agora é hora de governar para todos, visitando as comunidades, facilitando o acesso das pessoas ao gestor, o prefeito tem que estar presente no dia a dia da população, acompanhando de perto os atendimentos, como eu tenho feito através do programa “Prefeito Presente”, o gestor tem que atender as demandas, atender o povo, não se esconder, afinal, esse é o papel de quem foi eleito para governar e buscar soluções para os problemas da população. Haverão momentos em que o prefeito irá dizer não, pois nem tudo é possível fazer, no entanto a consideração em ouvir, o respeito ao povo que nos elegeu, deve estar acima de qualquer coisa. Eu tenho consciência de todos os que caminharam comigo na campanha, seria hipócrita se negasse isso, no entanto, sou o prefeito de todos é meu dever oportunizar serviços de qualidade, benefícios públicos para toda a população sem qualquer tipo de restrição. Reafirmo a população, que estamos aqui para servir no que for justo e possível”. encerrou Dr. João Ricardo.