O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Érico Cardoso, através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na manhã desta terça-feira (20), uma grande caminhada e uma Palestra no Clube Social com a Psicóloga Graziella Brito Fernandes em alusão ao Dia Nacional do Combate a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado nacionalmente no dia 18 de maio.
Com cartazes, cartolas, adesivos e faixas com frases de conscientização sobre o abuso sexual contra crianças e adolescentes, a caminhada reuniu um número expressivo de pessoas, que percorreu as principais ruas da cidade. No local do evento houve também uma linda coreografia pelos professores do SCFV ( Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo) e um peça teatral pelos alunos deste serviço da comunidade de Cachoeira Grande.
Além disso, a equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), promoveu uma série de atividades que incluiu pequenas palestras e entrega de panfletos instrutivos. De acordo com Patrícia Azevedo Guimarães Cardoso coordenadora do CRAS municipal, o objetivo é envolver e sensibilizar toda a sociedade por meio da prevenção e conscientização, sobre a relevância do tema.
“Na maioria dos casos as vítimas são ameaçadas ou coagidas pelos infratores e deixam de denunciar. Por isso há a necessidade de conscientizar a população para denunciar e combater este tipo de crime”, afirmou.
A data – O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado pela Lei Federal nº 9.970/00O. O dia 18 de maio foi escolhido por ser a data em que ocorreu o assassinato de Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, raptada, estuprada e morta na cidade de Vitória (ES). O crime, que ocorreu em 1973, teve grande repercussão nacional. Mesmo com a grande comoção causada, o crime continua impune.
O evento contou com a participação de toda a Equipe do CRAS, Conselho Tutelar, secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Alunos e professores da rede pública, a APAE, a população da comunidade e a polícia Civil.
A campanha tem um símbolo uma flor, acompanhada da frase “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, lembrando do cuidado e da necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida.
Com Informações de Patrícia Cardoso – (CRAS)