Médico e prefeito por três mandatos, Dr. Miguel deixa um legado de bondade e serviços prestados à região.
Tivemos a honra de conhecer e testemunhar sua conduta na condição de prefeito e médico em Érico Cardoso, terra que amou e que o acolheu como filho. Homem de postura simples, que revolucionou a forma de atendimento, tratando pacientes como amigos, despiu-se de vaidades e arrogância, para se apresentar como igual, seja como clínico ou como gestor.
Dr. Miguel, foi uma figura humana dotada de amor para com o próximo e sensibilidade com a dor do outro. Tivemos a oportunidade de homenageá-lo por diversas oportunidades. Seja colaborando com a divulgação da sua gestão, nos reconhecimentos públicos aos Destaques do Ano ou na edição, diagramação, correção e participação com um artigo, no Livro “Dr. Miguel Patrimônio de Água Quente”. Isso muito nos emociona, por termos cumprido com o nosso papel enquanto imprensa regional.
Um clínico, que como bem qualificou certa vez, o seu ex-secretário, saudoso Rubens do Carmo, esteve sempre muito preocupado com cada paciente, médico que tratava as pessoas de forma quase que homeopática, só receitava medicamentos pesados em casos de necessidade extrema. Há quem diga que, após uma consulta com Dr. Miguel, a maioria dos pacientes já se sentiam reanimados com a boa conversa e as palavras de conforto e incentivo.
Político por aclamação popular, foi prefeito de Água Quente por três mandatos: 1983-1988; 1993-1996 e de 2005 a 2008. Diversos são os benefícios erguidos durante as suas passagens pelo executivo municipal. Obras de grande e pequeno porte, ações relevantes que modificaram a vida das pessoas à ėpoca. No entanto, o seu maior legado, foi cuidar das pessoas, socorrer quem tinha fome, abrigar quem não possuía um teto e amparar a todos nas horas de aflição e dor, independente de opção política partidária.
Dr. Miguel Gomes Tanajura, nasceu em 29 de setembro de 1944 e nos deixou nesta quarta-feira 09 de agosto de 2023. O título de “Patrimônio de Água Quente”, contido no livro, confeccionado por iniciativa do professor Edivaldo Flores, Rubens Souza (in memorial) e Ronaldo Morais, expressa a trajetória profissional e política desse livramentense, que adotou Água Quente como sua terra natal. Faz jus a tudo o que representou Dr. Miguel, trabalhador que também em Paramirim, já idoso, atuava como médico, conquistando a todos com a sua alegria de viver. Toda a Família O Eco se solidariza com familiares e amigos nesse momento de dor.