Estávamos assistindo a história se repetir. Agora estamos JUNTOS POR BOQUIRA!" declaram manifestantes
Conforme prometido, os jovens e adultos de Boquira, iniciaram no sábado dia 27 passado, uma caminhada que visa o reconhecimento da extração da Pedra Azul para o município, bem como, trazem a tira colo, diversas outras reivindicações e inconformismos com a atual situação politico/administrativa.
Manifestantes Amarraram Fitas Azuis nas grades da Prefeitura
A luta que começou sábado, deve ter novos e maiores capítulos, conforme esclareceu o e-mail recebido pela nossa redação:
"A Manifestação a Pedra a Azul é Nossa reivindica os direitos pela arrecadação dos impostos que ao invés de ficar no município que possui a riqueza mineral, vai para Macaúbas. Também levanta a questão do território de Boquira que está perdendo seu patrimônio por falta de zelo e atenção dos governantes que estiveram à frente do município nos seus 51 anos aniversários. ]
No período da divulgação do movimento, recebemos informações de pessoas que residem nas localidades de exploração, de trabalhadores que acompanharam esse caso desde a descoberta da primeira pedra e também de ex-políticos e atuais, tais como: Que existem famílias que não recebem royalties pela exploração na suas propriedades e ainda tem que atender a outras obrigações, sem nenhum incentivo.
Outra informação impactante, principalmente PARA UMA TERRA QUE É MARCADA PELO SEU HISTÓRICO DE EXPLORAÇÃO, é de que os trabalhadores são ameaçados de demissão caso haja alguma tentativa que reflita no conforto atual. Estamos aguardando um posicionamento do Prefeito e do corpo jurídico de Boquira sobre essas denúncias de pessoas que tem medo de retaliações.
E a justificativa de que a arrecadação de tributos, no caso citado, é insignificante, nos parece vazia, visto que isso não é verdade. E mesmo que fosse não justificaria a falta de interesse. Não é só pelo dinheiro, mas principalmente pelo nosso orgulho, resgate da nossa história, da nossa autoestima.
O próximo encontro do movimento está marcado para o dia 05/08/2013 numa recepção aos vereadores que se encontram em recesso. Cecília Macedo Integrante do Movimento JUNTOS POR BOQUIRA.
A coragem e participação dos militantes, demonstrou que Boquira terá nas manifestações, a certeza do diálogo com autoridades e a conquistas ideais para um município que tanto neccessita de ação e muitas obras. Isso somente será possível, graças a garra e determinação do seu povo.
*Por serem enviadas via e-mail de um dos manifestantes, não haviamos confirmado os créditos das fotos. Agora nos chega o esclarecimento de que foram feitas pelos parceiros do macaubasonoff. Então fica o registro.