Uma verdadeira roubada, assim pode ser definida a fria em que se meteram candidatos que acreditaram em elementos criminosos, que passaram por Boquira, Ibipitanga, Macaúbas e Rio do Pires, pelo que se apurou, vendendo resultados de “supostas pesquisas favoráveis”, utilizando ilegalmente o nome de um Instituto de Pesquisas, que sequer tinha conhecimento destas práticas, não havendo realizado trabalhos nesta região.
Até o final da noite de ontem, a reportagem do jornal O Eco buscava apurar o ocorrido e os danos causados pelos criminosos e os prejuízos provocados aos candidatos e confirmamos que, segundo informações, somente o prefeito de Ibipitanga, candidato a reeleição Humberto Raimundo Beto, não caiu nesta verdadeira cilada eleitoral. Pois com uma assessoria jurídica competente, comprovou que não existia nenhum registro no TSE ou TRE, o que configura os levantamentos como crime eleitoral, punidos com multa para os candidatos que a divulgaram e até prisão como prevê a Lei Eleitoral.
Em Macaúbas o grupo de oposição e em Boquira o grupo do ex-prefeito Marco Túlio, protagonizaram o alvoroço com a divulgação e depois a decepção com a descoberta da fraude. Isso tornou-se o principal assunto do dia, pois os candidatos que se utilizaram desta falsa pesquisa, além de sentirem prejuízos incalculáveis na credibilidade junto ao eleitorado, ainda devem responder judicilalmente por não observarem a legalidade da Legislação eleitoral.
O Instituto que teve o seu nome usado indevidamente, assim que foi procurado, cuidou de desmentir a farsa oficialmente no seu site e tomou as providências legais para provar que não teve participação neste crime eleitoral.
Existem informações ainda não confirmadas, de que os resposáveis por montarem esta "encenação criminosa", já praticaram este golpe em outras cidades, onde são procurados pela polícia.
Veja na Integra a NOTA DE ESCLARECIMENTO da empresa:
A POTENCIAL Pesquisas recebeu denúncias de que seu nome está sendo atribuído ilegalmente a uma suposta pesquisa de intenção de voto nas cidades de Macaúbas, Boquira, Rio do Pires e Ibipitanga, todas na Bahia. Diante da ocorrência, a empresa informa que as únicas pesquisas realizadas sobre as eleições municipais de 2012 pelo Instituto, na Bahia, avaliaram as intenções de voto para a sucessão municipal em Salvador. E que foram registradas no TRE – Tribunal Regional Eleitoral. A assessoria jurídica da empresa está investigando o fato para que medidas cabíveis sejam tomadas em relação a esse uso indevido e fraudulento do nome da empresa e de seu sócio-diretor.
A Empresa repudia esta e qualquer outra prática que atente a ética, a liberdade democrática e que de alguma forma possa trazer prejuízos no processo de escolha dos eleitores.
Ao longo de sua existência a POTENCIAL Pesquisas conquistou a credibilidade da sociedade em geral, não apenas pela q ualidade do trabalho desenvolvido, mas também pela seriedade, compromisso e imparcialidade que conduz suas atividades.
A empresa tem matriz em Salvador e filial no Recife. Quaisquer informações adicionais sobre a POTENCIAL Pesquisas podem ser obtidas através do telefone (71) 3272-2110 ou pelo site www.potencialpesquisa.com.br .
Atenciosamente,
José Carlos Martins Leite Sócio-Diretor
Bahia: Avenida Tancredo Neves, 1632 Torre Norte – Sala 1407 Salvador Trade Center Pituba – Salvador Bahia 41820-020 / Tels: (71) 3272-2110 / (71) 9983-6683
Pernambuco: Rua Martins Ribeiro, 114, Hipódromo – Recife – PE / Tels: (81) 3426-4214 / (81) 9997-6683