Jairo Magalhães, adversário de Nilo Coelho assume a SEDUR. Ligado a Otto Alencar, ex-prefeito deve reforçar grupo de apoio de Jerônimo na região.

O Governador Rui Costa nomeou o ex-prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães (PSD), para chefia da Sedur – Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (20). Jairo que já venceu Nilo Coelho, está de volta ao cenário político da Bahia e deve reforçar o time de Lula e Jerônimo em Guanambi.

A pasta tem a indicação do PSD. Antes do nome de Magalhães, quem ocupou o posto efetivo foi o ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, que deixou o cargo para se candidatar a deputado estadual. Quem respondia interinamente ao posto era Ananda Teixeira Costa Lage. Jairo Magalhães deve ficar no cargo até o final do governo de Rui Costa.

Magalhães, que tem 57 anos, foi prefeito de Guanambi entre os anos de 2017 e 2020. Na eleição de 2016 ele havia derrotado o ex-governador da Bahia, Nilo Coelho. O hoje secretário da Sedur perdeu no pleito de 2020 quando tentou reeleição. Além da prefeitura da cidade, já foi vice-prefeito, vereador e também Secretário de Planejamento do Município.

A Sedur do Estado tem por competência formular, coordenar, implementar, acompanhar e avaliar as políticas estaduais de desenvolvimento urbano, de planejamento e gestão territorial, de habitação de interesse social, de mobilidade urbana e interurbana, de resíduos sólidos e o manejo das águas pluviais urbanas e mobilidade.

Estão vinculadas também a Sedur a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), com a chefia do ex-vereador Zé Trindade.