Município também foi um dos primeiros a reservar espaço de isolamento para pacientes com casos suspeitos de COVID-19.
Inegavelmente, a maioria das cidades que compõem a Bacia do Paramirim e demais unidades satélites, estão interligadas com o mesmo objetivo pelo bem comum desde o início do atual mandato executivo municipal em 2017, estão comprometidas com a evolução gradativa na qualidade de vida de cada cidadão. Isso é o que se observa nos resultados obtidos em pouco mais de três anos, nos sentido de obras e benefícios que visam a ampliação do acesso aos serviços públicos, de forma igualitária e gratuita. Nesse sentido, Boquira, cuja população vivia prejudicada há décadas, estando o executivo sem condições de sequer pleitear parcerias com o estado e união por conta de inadimplências, hoje serve de referência, pelo resgate da dignidade humana.
Sem abordar toda trajetória e sacrifícios para tamanha mudança, o que vale a pena narrar nesse momento de pânico e calamidade social, é a postura responsável e de fato comprometida com a vida humana, gestos que vão além de cargos e aspirações. A solidariedade demonstrada por cada membro da atual equipe, merece destaque. A Secretaria Municipal de Saúde de Boquira, adotou desde fevereiro, muito antes de deflagradas as medidas de isolamento social, uma ação inovadora para superar a crise no fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde, que estão à frente da guerra contra o avanço do coronavírus.
Além de ter sido um dos primeiros da região a reservar área específica, dentro dos padrões internacionais para o isolamento de pacientes suspeitos de Coronavírus, Boquira é destaque pela iniciativa surpreendente e inovadora na produção de materiais de proteção, antes exclusivos de grandes indústrias. Utilizando através de parceria, a mão de obra especializada das oficinas do CRAS, órgão ligado à Secretaria de Assistência Social, que ampliou o número de profissionais e monitoras, contando hoje com dez costureiras profissionais, que atuam diariamente, seja no modo office home ou nas dependências da oficina, produzem agora milhares de máscaras protetivas, que serão disponibilizadas à população nesse momento crítico da pandemia que se agrava a cada hora.
De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social Inajara Cursino, “essa é uma ideia brilhante do prefeito Luciano, que recebeu o apoio do Secretário de Saúde Alan França e de todos os demais colaboradores, além da sociedade, que reconhece os esforços da equipe para o combate ao COVID-19”. Inajara lembrou que, “além de abastecer e proteger os centros de saúde, a expansão de máscaras para a população é uma opção criativa para suprir a falta desse material essencial na segurança dos profissionais e também recomendado para o uso da população, seguindo orientações técnicas, visando sobretudo resguardar a segurança de profissionais e moradores de Boquira.
“É um momento em que muita gente quer colaborar e toda ajuda é sempre bem-vinda. Precisamos ficar atentos às normas de segurança para não colocarmos em risco a segurança dos moradores que irão utilizar essas peças de proteção pessoal. Mesmo com a medida, o prefeito Luciano ressaltou que as máscaras não substituem o isolamento social. “O isolamento social, no ciclo crítico da pandemia é a medida mais eficiente, é isso que as organizações de saúde e a experiência de sucesso de outros países nos recomendam. Portanto ficar em casa é o melhor caminho nesse momento”, afirmou o prefeito.