Governador diz que “se prefeitos também quiserem, poderão antecipar feriados municipais, aumentando o isolamento social”.
Bancos, lotéricas e todos os demais comércios não essenciais, bem como prestadores de serviços terão que fechar as portas na segunda (25) e na terça-feira(26) em todos os municípios da Bahia. Uma estratégia sutil do governo, para evitar um lockdown. Os feriados de São João e a Independência da Bahia, acontecem de forma antecipada logo no início dessa semana. A mudança se deve à decisão do Governo da Bahia, em uma tentativa de estimular o isolamento social e reduzir a taxa estadual de transmissão do novo coronavírus, que gira em torno de 5%.
Outras cidades também terão mais feriados na próxima semana. Em Salvador, o dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia oi transferido para a próxima quarta (27). A data oficial da padroeira da Bahia é 8 de dezembro. As mudanças foram anunciadas na sexta-feira (22) em coletiva virtual conjunta concedida pelo governador Rui Costa e pelo prefeito de Salvador, ACM Neto. Além da capital, outras oito cidades baianas também vão antecipar feriados municipais para conter os casos de coronavírus nos municípios. São elas: Feira de Santana, Lauro de Freitas, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Candeias, Ipiaú e Camaçari. Os locais foram escolhidos por possuírem os maiores números de casos de contaminação e a linha de corte de 100 ocorrências para cima até agora.
“Se outros prefeitos acharem que devem adotar a mesma estratégia, também será possível”, convidou o governador. Para as nove cidades baianas com mais de 100 casos confirmados da doença, o governo estadual ainda vai publicar um decreto para a próxima quinta (28) e sexta-feira (29) com a suspensão dos serviços não essenciais. No período, poderão funcionar apenas agências bancárias, farmácias, indústrias, limpeza pública, manutenção urbana, supermercados e outros serviços relacionados à saúde e segurança.
A expectativa é de que os cinco dias de isolamento social reforçado reduza ainda mais a taxa de transmissão do novo coronavírus e consiga diminuir o ritmo de ocupação dos leitos clínicos e de UTI, explicaram Neto e Rui Costa. Depois das semana de restrições, o governador deseja uma queda brusca dos índices de contaminação pelo vírus. “O objetivo da medida é dar uma rasteira nos índices de contaminação para que a gente possa acabar a semana com patamares muito mais baixos. Assim, quem sabe, a gente não começa a planejar a retomada das atividades a partir de junho”, afirmou Rui.