Atos formais de escolha dos candidatos a prefeitos e vereadores ocorreram em todos os municípios. A partir de 16 de agosto, após a liberação da justiça eleitoral, terão inicio oficialmente as propagandas e campanhas políticas.

Terminou nesta segunda-feira (5), o prazo para que todos os partidos e federações realizassem suas convenções para escolha dos candidatos que disputarão as eleições municipais de 2024, marcadas para outubro.  Em anos eleitorais, a convenção partidária é etapa obrigatória para o registro de candidatos, que precisam ter seus nomes oficializados pelas siglas. Apesar de serem encontros formais, em que os membros de uma legenda manifestam seus apoios, a organização dessas reuniões foram marcadas por entusiasmo de militantes, pré-candidatos, apoiadores e da população, que prestigiaram tais eventos.

Pelo calendário eleitoral deste ano, após as convenções, os partidos têm até 15 de agosto para protocolar o registro de todas as candidaturas. Com o encerramento das convenções partidárias, as peças no tabuleiro da política começam a se movimentar nas cidades da nossa região. Consultando o sitio oficial do TSE, (DIVULGACAND) nossa redação percebe que já existem alguns pré-candidatos protocolados e aguardando deferimento. Conforme tem sido a nossa conduta ao longo dos pleitos eleitorais passados, também em 2024, estaremos informando a população, sobre como andam as candidaturas, deferimentos e toda a movimentação de bastidores da política regional, trazendo uma análise do cenário eleitoral nos município que atuamos.

Além disso, é nosso propósito intensificar os trabalhos de pesquisas, sondando cerca de 40 municípios da macrorregião, além de outras cidades do interior baiano, que já estavam no radar, para serem visitadas por equipes de pesquisadores capacitados e em busca da verdade, ouvindo eleitores através de levantamentos estatísticos, para trazer o quadro real e sempre atualizado sobre as tendências do eleitorado. Conscientes de que a imprensa exerce função ímpar na sociedade, com obrigação de proteger a informação correta, verdadeira, que contribui para o sempre necessário fortalecimento da nossa democracia, afinal, democracia só existe pela ação constante de quem quer preservá-la e temos absoluta certeza de que é importante nossa missão nesse processo.