Reeditamos esta denúncia, para que de uma vez por todas as autoridades constituídas, busquem agir em defesa dos nossos rios, das nossas nascentes que continuam sendo devastadas pela ganância de garimpeiros que certos da impunidade, continuam atuando de forma criminosa no Morro do Fogo e nas demais imediações das Nascentes dos Rios Paramirim, Rio da Caixa e Rio do Morro. Nascentes que abastecem o imenso Vale do Paramirim e a Barragem do Zabumbão. quantas vezes forem necessárias, estaremos falando neste assunto, até que se toquem e vejam o grande risco que uma população estimada em mais de 250 mil moradores corre, em decorrência de garimpos clandestinos.
É na região do Morro do Fogo, na Chapada Diamantina, localizada no município de Érico Cardoso, que brotam as principais nascentes da bacia do Zabumbão, reservatório que armazena cerca de 104 milhões de metros cúbicos de água que abastece cidades como Érico Cardoso, Paramirim, Caturama, Botuporã e Tanque Novo, Existindo inclusive, projetos para que esta água de qualidade, possa chegar a pelo menos, mais 04 importantes municípios: Macaúbas, Rio do Pires, Ibipitanga e Boquira, o que contemplaria aproximadamente 250 mil moradores encravados no sertão baiano, que sofrem as agruras da seca inclemente.
Nossa reportagem, além de comprovar as atividades clandestinas de garimpo, ouviu entendidos no assunto, que afirmaram se tratar da atividade de extração de ouro fino, que consiste na demolição de pedras das serras, através de explosivos, a moagem das mesmas e o tratamento de fragmentos, separando-os do valioso metal (Ouro), utilizando-se de técnicas prejudiciais.
Diversas grutas estão sendo abertas, e seus resíduos acumulados à margem ou mesmo dentro das nascentes. Isso provoca graves conseqüências sobre os cursos d’água, seja pela contaminação através do mercúrio ou pelo assoreamento e descaracterização do leito dos rios. É grave o impacto ambiental do mercúrio no garimpo de ouro, pois todo o mercúrio da lama residual, pode estar sendo devolvido às nascentes e consequentemente se acumulando no reservatório da Barragem do Zabumbão. Clique em Continuar e Veja + Detalhes: