Medida visa inibir a proliferação do vírus pelas cidades da região metropolitana e do interior durante o feriadão.
Preocupado com as consequências que as viagens no período da Semana Santa podem trazer, agravando ainda mais a situação de colapso, quando familiares que residem em grandes centros do estado, visitam a terra natal, realizam reuniões em família, com o objetivo da confraternização típica da páscoa, o Governador Rui Costa, que tem se mostrado incansável na luta pela prevenção e combate a pandemia, reuniu-se inicialmente com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), e demais gestores da Região Metropolitana da capital, alinhando decisões que serão discutidas com os demais prefeitos do interior. Rui Costa (PT), indicou a possibilidade de suspender o transporte intermunicipal no período do feriado da Semana Santa.
Segundo o comunicado enviado pelo governo do estado à imprensa, “a ideia é evitar o fluxo de pessoas circulando no interior do estado, além de conter possíveis aglomerações.” Além de sensata, é uma decisão acertada, pois, os exemplos do São João, Réveillon e Carnaval, demonstraram que as “visitas” de parentes e familiares que não residem juntos, produzem resultados gravíssimos com o avanço de casos, coisa que não se deve permitir nesse momento mais crítico da saúde pública em decorrência da pandemia.
Uma oportunidade também para que os prefeitos de cidades do interior, busquem inibir o acesso aos morros, pois, mesmo com a maioria focada nas peregrinações religiosas, as aglomerações acontecem e aumentam os riscos de elevação no contágio. Além disso, parte da juventude, costuma nesse período, acampar pernoitando nas serras e fazendo uso de bebidas alcoólicas.