Rui Costa anunciou também a prorrogação da suspensão das aulas pelo menos até 18 de maio.

Não haverá festejos juninos na Bahia, este ano. O anúncio do cancelamento em 2020, foi feito pelo governador Rui Costa, durante o Papo Correria desta terça-feira (28), que ainda tratou de outras medidas relacionadas ao combate do coronavírus, no território estadual. Uma delas é a nova prorrogação do decreto que determina a suspensão das atividades escolares, nas redes pública e privada, por mais 15 dias, a partir de 3 de maio, o que significa que pelo menos até 18/05 alunos e professores devem permanecer em casa.

Acompanhado pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, Rui destacou que as ações são motivadas pelo atraso na chegada dos respiradores adquiridos pelo governo baiano para a montagem de 1,3 mil leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, em todo o estado. “Se as projeções se mantiverem, até o final de maio, serão necessários, ao menos, mil leitos exclusivos para tratamento da Covid-19. Compramos respiradores de diferentes fornecedores justamente para garantir a chegada dos equipamentos, mas, até o momento, nenhuma das cargas chegou, impedindo a montagem desses novos leitos para pacientes com sintomas graves da doença”, explicou.

Para o governador, este cenário impede o relaxamento das medidas restritivas, inclusive a volta às aulas e a realização das festas juninas, este ano. “Com todos os dados que possuímos, é possível anunciar que, em 2020, não haverá festejos juninos em qualquer cidade da Bahia. Se permitirmos a realização de festas, em qualquer um dos municípios, é possível que pessoas de cidades vizinhas e até mais distantes queiram fazer esses deslocamento e este não é o momento para grandes aglomerações”, avaliou Rui, que também informou que “a princípio, as atividades letivas serão adiadas por mais 15 dias, período que deve ser suficiente para a chegada dos respiradores e, ainda, para acompanhar a progressão da doença em todo o território estadual”.

Hoje pela manhã, comemorando o baixo índice de leitos de UTIs ocupados, segundo ele, graças ao isolamento social, o governador lembrou situações alarmantes que ocorrem pelo mundo, lamentando exemplos como El Salvador, onde corpos estão sendo jogados nas ruas por familiares que não tem como sepultar. Rui reafirmou que a Bahia está no caminho certo para superar com sacrifícios essa pandemia. “É o que sempre afirmo: nossa união que vai nos fazer vencer este inimigo invisível. Graças a todos vocês que ficam em casa e usam máscara, estamos controlando a curva de infecção do novo coronavírus na Bahia. Vamos continuar juntos e somando esforços para não enfrentarmos um grande colapso como em outros estados e países. Não queremos passar por momentos mais dolorosos do que já vivemos. Reforço: Fique em casa e use máscara, com esse pequeno sacrifício salvaremos nossas vidas”. Finalizou.