A expectativa é que o novo aeroporto atenda o turismo religioso, impulsionando a economia da cidade e municípios da região.
O Governador Jerônimo Rodrigues inaugura neste domingo o novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa. O ato coincide com os festejos da maior romaria do nordeste e o dia do padroeiro da cidade, Bom Jesus. A inauguração deve atrair diversas autoridades, deputados, prefeitos da região e lideranças. O próprio governador Jerônimo Rodrigues, comunicou que estaria na cidade para a inauguração, quando deve participar também da festa em louvor ao Senhor Bom Jesus da Lapa.
Na cidade está acontecendo a Romaria do Bom Jesus, a maior da Bahia. No mesmo dia, o governador entregará o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia para a Romaria de Bom Jesus da Lapa. Também será entregue uma nova Companhia de Segurança Pública que beneficiará a região. A expectativa é que o novo aeroporto atenda o turismo religioso da cidade, conhecida pelo Morro do Bom Jesus – maciço de calcário de 90 metros de altura, que abriga, entre algumas grutas, a do Bom Jesus e da Soledade. A cidade recebe mais de 600 mil turistas por ano.
A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) contratou, por meio de dispensa de licitação, uma consultoria com vistas a abertura do aeroporto de Bom Jesus da Lapa. O objetivo é atualizar o Plano Básico de Zona de Proteção do terminal. O contrato, divulgado nesta quarta-feira (2), prevê 180 dias para elaboração do plano sob o custo de R$ 32 mil.
Voos comerciais – Durante uma reunião entre o governador, representantes da VoePass Linhas Aéreas e secretários de Estado, em julho deste ano, foi discutido a possibilidade de voos diretos de Bom Jesus da Lapa à Salvador. “Nós temos dois voos recém-lançados, para Guanambi e para Feira de Santana, e estamos amadurecendo novas possibilidades, como Bom Jesus da Lapa, que tem um turismo econômico muito forte, um turismo de negócios e um turismo religioso. Então, as tratativas têm o foco de conseguir ampliar e amadurecer o transporte aéreo como vetor de desenvolvimento”, pontuou Jerônimo Rodrigues.
O CEO da VoePass Linhas Aéreas, Eduardo Busch, representou a empresa na reunião e destacou que a Bahia tem sido exemplo para outros estados no estímulo à operação de voos regionais. “ Hoje saímos daqui com uma perspectiva de operar em Bom Jesus da Lapa, na nova estrutura que está sendo finalizada, e onde querermos levar o voo inaugural da cidade”, ressaltou também no encontro.