Encontro com Governadores serviu para que se alinhe uma agenda de prioridades em cada região.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve nesta sexta-feira (27), no Palácio do Planalto, em Brasília, na reunião entre os chefes do Executivo de estado e o presidente Lula (PT). A primeira reunião entre governadores das 27 unidades federativas e Lula contou ainda com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin e dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, da Fazenda, Fernando Haddad, de Relações Institucionais, Alexandre Padilha e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

“Apresentamos ao presidente e aos ministros as demandas da Bahia, principalmente em relação à segurança pública, saúde, educação e infraestrutura, a construção da ponte que vai ligar Salvador e Itaparica e o desenvolvimento da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), além de uma agenda de duplicação das BR’s que passam pelo Estado. Em conjunto com os outros governadores do Nordeste, apresentamos uma demanda para que a utilização de energia renovável na rede nacional seja facilitada”, afirmou o governador.

Lula iniciou seu discurso agradecendo a presença dos gestores de Estado e destacou a importância do sentimento de civilização e receptividade para uma relação de cooperação e paz entre os poderes.

“Não há por parte do presidente da República, nem do vice-presidente da República, nenhum veto a qualquer companheiro ou companheira que queira conversar. A porta deste Palácio estará aberta a todo governador, governadora que tiver uma demanda que precise ser discutida com o Governo Federal”, disse o presidente.

Consórcio Nordeste

O alinhamento das estratégias de gestão para os estados nordestinos tem se estabelecido pelo Consórcio Nordeste, criado em 2019, com o objetivo de ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos governos de Estado da região. No último dia 20 de janeiro, gestores das unidades federativas do nordeste do Brasil se reuniram, em João Pessoa, na Paraíba, para definir ações e políticas públicas, para garantir os investimentos para a região. O resultado do encontro compõe o plano de ação e a lista de prioridades apresentados nesta sexta-feira (27), no Fórum Nacional de Governadores.