Na sede da BYD na China, o governador disse que  está empreendendo esforços para selar a ida dessa indústria para a Bahia.

O governador Jerônimo Rodrigues visitou, neste domingo (9), duas linhas de produção da fabricante de veículos elétricos chinesa BYD. A primeira, na cidade de Hangzhou, produz ônibus 100% elétricos, e a segunda, na cidade de Chengzhou, carros de passeio com a mesma tecnologia. Juntas, as unidades fabricam mais de 400 mil veículos por ano e empregam mais de 9.200 pessoas. Inaugurada em 2021, a fábrica de carros chega a entregar 1.150 veículos, por dia, num processo que tem 93% de automação.

Com tecnologia criada por um grupo de desenvolvimento próprio, que conta com cerca de 40 mil engenheiros espalhados em diversas fábricas pelo mundo, os carros elétricos da BYD têm autonomia de 450 km por carga de bateria, uma das maiores do mercado. A empresa está em fase  final de negociação para ocupar a planta industrial da Ford, em Camaçari. Conforme o governador, o tema será tratado também em âmbito federal.

Lula que também chega à China essa semana, já declarou que além de apoiar a vinda da fábrica para a Bahia, vai negociar para que outras unidades sejam instaladas no Brasil. Além de veículos de passeio com tecnologia de última geração e totalmente elétricos, a indústria BYD também é líder na fabricação e comercialização de ônibus e outros coletivos que circulam em diversas capitais do mundo.