Na base de apoio em Ilhéus, Rui fez um balanço dos estragos e falou do difícil trabalho de reconstrução de casas, pontes e estradas em todas as cidades atingidas.
Durante reunião de trabalho na base de apoio montada pelo Governo da Bahia em Ilhéus, no sul do estado, no início da noite desta segunda-feira (27), o governador Rui Costa anunciou novas ações que complementam as medidas já adotadas para dar assistência às vítimas das chuvas no estado. Entre as providências está um auxílio financeiro para as famílias atingidas. O benefício vai ser executado dentro do programa Estado Solidário, iniciativa que contempla medidas executadas para apoiar a população durante a pandemia da Covid-19, desde março deste ano. O valor a ser repassado será definido e divulgado, em breve.
Sobrevoando todos os dias as áreas afetadas, o governador lembrou que não somente a ajuda na reconstrução das casas, mas, também, a reconstrução das rodovias que interligam município e ainda mais grave, as estradas vicinais para áreas rurais, que foram danificadas em todas as cidades da Bahia. “Temos nos Consórcios um suporte em maquinário, mas os prefeitos estão se doando para reconstruírem toda a malha vicinal, estradas de terra que foram levadas pelas águas. Os moradores dessas localidades rurais, devem compreender e se possível, colaborar com as prefeituras, para que a trafegabilidade retorne e as pessoas, estudantes, idosos, enfermos, possam ter acesso às cidades”.
Também foi anunciada pelo governador a extensão da Tarifa Social da Embasa como valor máximo cobrado na conta a ser paga à Empresa de Águas e Saneamento da Bahia (Embasa), no mês de dezembro, para todas as residências, comércios e prestadores de serviços que tiveram prejuízos com as enchentes nos municípios que decretaram situação de emergência por causa das chuvas. Esse benefício já havia sido concedido aos moradores de cidades do Extremo Sul, região também afetada pelas enchentes. Já a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, se comprometeu a doar mais 1000 geladeiras, além das 500 já oferecidas anteriormente.
Além disso, começam a ser entregues ainda esta semana as geladeiras adquiridas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec). As primeiras entregas vão beneficiar moradores de 11 cidades do Extremo Sul, onde as chuvas provocam destruição desde o início de dezembro. Em seguida, esse benefício deve ser estendido aos que necessitam. A Tarifa Social da Embasa e a compra das geladeiras foram autorizadas por lei enviada pelo governo à Assembleia Legislativa (Alba) e sancionada pelo governador Rui Costa no dia 14 de dezembro.